Enunciado

Use a informação da Fig. 2.21 para estimar o comprimento da ligação CO dimetil-éter, CH3OCH3.

Passo 1

Vemos aqui uma ampliação da Figura 21, que nos informa os raios covalentes dos principais elementos do bloco p e do Hidrogênio (em picômetro). Onde aparece mais de um valor, eles se referem a ligações simples, duplas e triplas (S,D,T).

Passo 2

Com essas informações, conseguimos prosseguir, visto que o comprimento de ligação é aproximadamente igual à soma dos raioscovalentes dos átomos envolvidos na ligação.

Portanto, vamos desenhar a estrutura de Lewis do dimetil-éter, para sabermos qual ligação ocorre aqui:

CH3OCH3

Passo 3

Como vimos no passo anterior, ocorre uma ligação simples entre C e O

Comprimento de Ligação (CO)= Raio Covalente C+ Raio Covalente O= 77+66 = 143pm

Resposta

Comprimento de Ligação (CO) = 143pm

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Com base na estrutura de Lewis, coloque as seguintes moléculas ou íons na ordem decrescente de comprimento de ligação: a ligação CN em HCN, CH2NH,CH3NH2. Explique seu raciocínio.
Com base na estrutura de Lewis, coloque as seguintes moléculas ou íons na ordem decrescente de comprimento de ligação: a ligação NO em NO, NO2 ,NO3-. Explique seu raciocínio.
Com base na estrutura de Lewis, coloque as seguintes moléculas ou íons na ordem decrescente de comprimento de ligação: a ligação SO em SO2, SO3,SO32-. Explique seu raciocínio.
Com base na estrutura de Lewis, coloque as seguintes moléculas ou íons na ordem decrescente de comprimento de ligação: a ligação CO em CH3OH, CH2O , CH3OCH3. Explique seu raciocínio.
Mostre que o momento de inércia de uma molécula diatômica com átomos de massas m A e m B e comprimento da ligação R é igual a m e f f R ² ², onde m e f f = m A m B ( m A + m B )