Exercícios Resolvidos de Reações de Hidratação

Ver Teoria

Enunciado

Muitos álcoois podem ser obtidos pela hidratação catalisada por ácidos de alcenos. Nessa reação de adição, o H da água de adiciona ao carbono que tem mais hidrogênios ligados a ele e o grupo hidroxila se liga ao carbono menos hidrogenado. Sabendo que os álcoois formados na hidratação de dois alcenos são respectivamente 2-metil-pentan-2-ol e 1-etilciclopentanol, quais os nomes do alcenos correspondetes que lhes deram origem?

  1. 2-metil-pent-2-eno e 2-etilciclopenteno
  2. 2-metil-pent-2-eno e 1-etilciclopenteno
  3. 2-metil-pent-3-eno e 1-etilciclppenteno
  4. 3-metil-pent-2-eno e 2-etilciclopenteno

Passo 1

Em uma reação de adição, a posição de uma ramificação presente na cadeia receberá a adição não é modificada, logo, as posições metil (no carbono 2) e do etil (no carbono 1) antes e após a reações serão as mesmas. Pos isso, as alternativas a e d são excluídas.

Passo 2

Na molécula do penteno, é impossível a ligação dupla iniciar no carbono 3 por que a numeração sempre se incia no carbono mais próximo de insaturação e existem apenas duas posições possíveis para a dupla no penteno. Ou seja, entre os carbonos 1 e 2 ou entre os carbonos 2 e 3:

Resposta

Letra B

Exercícios de Livros Relacionados

Classifique cada uma das seguintes reações como (1) uma reação de adição, (2) Uma reação de substituição nucleofílica, (3) uma reação de substituição eletrofílica, (4) uma reação de condensação:reação