Exercícios Resolvidos de Vaporização

Ver Teoria

Enunciado

Comparando duas panelas, simultaneamente sobre dois queimadores iguais de um mesmo fogão, observasse que a pressão dos gases sobre a água fervente na panela de pressão fechada é maior que aquela sobre a água fervente numa panela aberta. Nessa situação, e se elas contêm exatamente as mesmas quantidades de todos os ingredientes, podemos afirmar que, comparando com o que ocorre na panela aberta, o tempo de cozimento na panela de pressão fechada será:

a) menor, pois a temperatura de ebulição será menor.

b) menor, pois a temperatura de ebulição será maior.

c) menor, pois a temperatura de ebulição não varia com a pressão.

d) igual, pois a temperatura de ebulição independe da pressão.

e) maior, pois a pressão será maior.

Passo 1

Para entender o que acontece com o cozimento na panela de pressão, precisamos lembrar que a ideia da panela de pressão é diminuir a pressão externa do líquido na panela.

Vamos com calma!

Em qualquer caso, o líquido entra em ebulição quando a sua pressão de vapor se iguala à pressão externa.

Quando temos uma panela normal, aberta, essa pressão externa é a pressão atmosférica. Já na panela de pressão, a pressão externa é a pressão que está dentro da panela (que é maior que a pressão atmosférica). Ou seja: na panela de pressão o líquido vai entrar em ebulição quando atingir uma pressão de vapor maior do que na panela normal.

E a temperatura com isso?

Você lembra que a pressão de vapor aumenta com a temperatura, né? Então, na panela de pressão o líquido vai entrar em ebulição numa temperatura maior do que na panela normal. Isso quer dizer que podemos esquentar mais ainda a água antes que ela ferva – e, por isso, ela pode passar mais calor pros alimentos antes de evaporar, o que diminui o tempo de cozimento.

Concluimos, então, que a panela de pressão terá um tempo de cozimento menor porque o ponto de ebulição da água será maior do que na panela aberta. A opção correta é a letra B 😊

Resposta

Letra B