Exercícios Resolvidos de Vaporização

Lista de exercícios UEL-PR.

Leia as afirmações referentes ao gráfico, que representa a variação da pressão de vapor em equilíbrio com a temperatura.

  1. As forças de atração intermoleculares das substâncias apresentadas, no estado líquido, aumentam na seguinte ordem: dietiléter < butan-2-ol < butan-1-ol.
  2. O ponto de ebulição normal é a temperatura na qual a pressão de vapor do líquido é igual à pressão de uma atmosfera.
  3. A pressão de vapor de um líquido depende da temperatura; quanto maior a temperatura, maior a sua pressão de vapor.
  4. À medida que a pressão atmosférica sobre o líquido é diminuída, é necessário elevar-se a sua temperatura, para que a pressão de vapor se iguale às novas condições do ambiente.

Quais das afirmativas estão corretas?

Passo 1

I. Essa afirmativa tem como ser analisada de 2 formas: ou a gente vê as interações intermoleculares de cada uma das substâncias, ou a gente pensa na questão da pressão de vapor.

  • Olhando as interações intermoleculares: o dietiléter faz dipolo-dipolo, já que ele tem uma estrutura R-O-R, onde cada R é um radical etil. Já os álcools fazem ligações de hidrogênio, mas as interações intermoleculares no 1-butanol são mais fortes por uma razão de impedimento estérico: como o 2-butanol é ramificado, suas moléculas tem maior dificuldade de interagir entre elas que o 1-butanol.
  • Olhando pela pressão de vapor: sabemos que, quanto mais fracas as interações intermoleculares, mais fácil é quebrá-las. Ou seja, os compostos com interações mais fracas vão passar para a fase gasosa mais fácil, e no equilíbrio dinâmico líquido-vapor vão ter mais moléculas na fase gasosa – o que indica uma maior pressão de vapor. Assim, podemos falar as forças intermoleculares pelo gráfico: basta escolher uma temperatura e ver a ordem de pressões de vapor. Quem tiver a maior pressão de vapor, vai ter a interação intermolecular mais fraca...

Dos dois jeitos, vemos que a alternativa tá certa! 😊

MOSTRAR SOLUÇÃO COMPLETA

Passo 2

II. Essa é exatamente a definição de pressão de vapor normal, então... ahah

A alternativa está certa!

Passo 3

III. Essa também está certa, e é fácil de ver pelo gráfico que a curva de pressão de vapor é crescente com a temperatura. Mas além disso, pensando no sentido físico, quanto maior a temperatura, as moléculas ficam mais agitadas e a transição de fase líquido-vapor é facilitada. Por isso, no equilíbrio, temos mais moléculas na fase gasosa – o que gera uma maior pressão de vapor.

Passo 4

IV. Essa está errada, porque se abaixarmos a pressão atmosférica sobre o líquido sua pressão de vapor deverá diminuir para que o líquido entre em ebulição. E para diminuir a pressão de vapor não devemos aumentar a temperatura – e sim abaixá-la.

Resposta

I, II e III estão corretas.

Esse conteúdo é exclusivo para cadastrados.

Cadastre-se grátis no maior portal de exatas do Brasil!

Relaxa, não vamos publicar nada no seu nome.

  • Resumões direto ao ponto
    Resumões
    direto ao ponto
  • Exercícios resolvidos passo a passo
    Exercícios resolvidos
    passo a passo
  • Videoaulas incríveis
    Videoaulas
    incríveis
  • Aulões Salva-Vidas
    Aulões
    Salva-Vidas