Enunciado

Com base na Figura 1.29 , determinar os vetores a seguir, expressando-os com origem no ponto A :

2 O E → + 2 O C →

Passo 1

Vamos lá, vamos primeiro localizar os vetores 2 O E → e 2 O C → da figura, onde o vetor O E → começa no ponto O e termina no ponto E e o vetor O C → começa no ponto O e termina no ponto C :

Agora vamos multiplicar por 2 os dois vetores:

Como queremos expressar com origem no ponto A devemos deslocar o vetor inicial 2 O E → para esse ponto:

Passo 2

Para calcular a soma devemos colocar o ponto de término do vetor 2 O E → tocando o ponto de início do vetor 2 O C → , vamos então deslocar o vetor 2 O C → :

Agora a soma desses dois vetores é o resultado o ponto de início do primeiro vetor com o ponto de término do último vetor:

O que nos resulta no vetor:

2 O E → + 2 O C → = A D →

Resposta

2 O E → + 2 O C → = A D →

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Qual é o simétrico do vetor u = (2, 5) em relação à reta y= x 2
Se os segmentos orientados AA′ e BB′ são equipolentes, prove que também são equipolentes os segmentos orientados AB e A ′B ′
Se os pontos A e B são equidistantes da origem e os segmentos orientados OA e BC são equipolentes, prove que OC e AB são perpendiculares.
Seja AA′ uma diagonal de um cubo e sejam B, C e D os vértices desse cubo que estão mais próximos de A. Mostre que AA′ é perpendicular a BC e BD e conclua que AA′ é perpendicular ao plano BCD. Mostre a
Ache quatro pontos A, B, C e D no espaço, cujas coordenadas sejam 1 ou 0, de modo que ABCD seja um tetraedro regular. Verifique que duas arestas opostas desse tetraedro são ortogonais.