Enunciado

Provar as seguintes proposições:

  1. Se um operador linear T : V → V admite λ = 0 como valor próprio, então T não é inversível.
  2. Uma matriz A e sua transposta A t possuem os mesmos valores próprios.
  3. Os valores próprios de uma matriz triangular (ou diagonal) são os elementos da diagonal principal.

Passo 1

  1. Se liga, se uma matriz é inversível, ela atende a uma propriedade: o determinante dela é diferente de 0 . Beleza? Mas se 0 for valor próprio da matriz,
  2. det ⁡ A - λ I = 0

    λ = 0 : det ⁡ A - 0 I = 0

    det ⁡ A = 0

    Ué, mas isso é tudo que não podia acontecer! Concluímos então que se a matriz tem 0 como valor próprio, ela não é inversível.

    Passo 2

  3. Galera, como det ⁡ A = d e t ⁡ ( A t ) , elas vão possuir o mesmo polinômio característico! Mas ué, se elas possuem o mesmo polinômio característico, elas só podem possuir os mesmos valores próprios, que são as raízes do polinômio. Fica ligado, porque os valores próprios são iguais, mas os vetores próprios são diferentes.
  4. Passo 3

  5. Como a gente sabe, uma matriz triangular tem o determinante igual ao produto dos termos da diagonal (isso vale pra matriz diagonal também, porque ela é triangular superior e inferior ao mesmo tempo). E aí, se A é diagonal, A - λ I também é!

det ⁡ A - λ I = 0

a 11 - λ a 22 - λ ⋅ … ⋅ a n n - λ = 0

Os valores próprios que atendem a essa equação são λ = a 11 , λ = a 22 , ..., ou seja, os elementos da diagonal principal.

Resposta

Ei, a resposta está no passo a passo :)

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Calcular o valor próprio e o correspondente vetor próprio da seguinte matriz: A = 1 - 1 0 2 3 2 1 1 2
Calcular o valor próprio e o correspondente vetor próprio da seguinte matriz: A = 3 3 - 2 0 - 1 0 8 6 - 5
Determinar o valor próprio e o vetor próprio da seguinte transformação linear: T :R 2 → R 2 ,T x ,y = ( 2 x + 2 y ,x + 3 y )
Determinar o valor próprio e o vetor próprio da seguinte transformação linear: T :R 2 → R 2 ,T x ,y = ( x + 2 y ,- x + 4 y )
Determinar o valor próprio e o vetor próprio da seguinte transformação linear: T :R 3 → R 3 ,T x ,y , z = ( x ,- 2 x - y ,2 x + y + 2 z )