Enunciado

Em que sentido a regra de Simpson é melhor do que a regra dos Trapézios?

Passo 1

A regra de Simpson se baseia em calcular a área abaixo de uma curva, interpolando os intervalos por parábolas, enquanto que a regra dos Trapézios utiliza de retas.

A regra de Simpson tem uma precisão muito melhor que a regra dos trapézios, se compararmos uma mesma malha de divisão dos pontos. No entanto, a regra dos Trapézios é menos custosa computacionalmente, o que faz com que seja possível um maior refinamento da malha, com mais divisões.

A regra de simpson é melhor no sentido de que é necessária uma malha muito menos refinada para obter uma boa aproximação.

Resposta

A regra de simpson é melhor no sentido de que é necessária uma malha muito menos refinada para obter uma boa aproximação.

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Considere a integral:Justifique o porquê da regra do trapézio, com h=1 ser exata para calcular tal integral.
Uma maneira de se obter numericamente valores da função 𝑓 𝑥 = l n l n𝑥 é calcular numericamente valores da integral: l n l n𝑥= ∫ 1 𝑥 𝑑 𝑡 𝑡 ,Calcular:I) l n l n   1.7
Considere a integral: 𝐼   =   ∫ 0 0.8 𝑥 2 − c o s c o s𝑥𝑑 𝑥     a) Quantos intervalos seriam necessários para aproximar 𝐼    usando a regra do trapézio, com erro inferior a 10 − 2 .
Considere a integral: 𝐼   =   ∫ 0 0.8 𝑥 2 − c o s c o s𝑥𝑑 𝑥     b) Calcule 𝐼 com h obtido no item a.
Uma maneira de se obter numericamente valores da função 𝑓 𝑥 = l n l n𝑥 é calcular numericamente valores da integral: l n l n𝑥= ∫ 1 𝑥 𝑑 𝑡 𝑡 ,Calcular:II) l n l n   3.5