Enunciado

Constantes de tempo Os engenheiros chamam o número L / R de constante de tempo do circuito RL na Figura 9. 9. O significado da constante de tempo é que a corrente atingirá 95% de seu valor final dentro de 3 constantes de tempo a partir do instante em que o circuito for ligado (Figura abaixo). Assim, a constante de tempo dará uma medida da rapidez com que um circuito individual alcançará o equilíbrio.

a-Qual a porcentagem aproximada da corrente estacionária que irá circular no circuito duas constantes de tempo após o interruptor ser ligado ( ou seja, quando t   =   2 L / R )?

Equação 7) i = V R - V R e - R L t

Passo 1

A corrente em t   =   2 L / R será dada por:

i 3 L R = V R - V R e - R L 2 L R

Passo 2

Pelas contas teremos:

i 2 L R = V R 1 - e - 2

Sendo V R = I podemos escrever:

i 3 L R = I 1 - e - 2 = I 1 - e - 2 = I 1 - 0,13

i 3 L R = I 0,86

i 2 L R = 86 % I

Resposta

Então a corrente será 86 % de I :

i 2 L R = 86 % I

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

30. No circuito do exercício 29, R = 2Ω ,C = 0,01 F ,Q 0 = 0 e E t = 10 s e n ( 60 t ) . Calcule a carga e a corrente no instante t .
22. Resolva a equação diferencial y ' + cos ⁡ x y = cos ⁡ x e use uma calculadora ou um computador para traçar vários membros da família de soluções. Como a curva solução muda quando C varia?
26. Resolva a equação de segunda ordem x y ' ' + 2 y ' = 12 x 2 por meio da substituição u = y ' .
21. Resolva a equação diferencial x y ' + 2 y = e x e use uma calculadora ou um computador para traçar vários membros da família de soluções. Como a curva solução muda quando C varia?
28. No circuito apresentado na figura 4, um gerador fornece uma voltagem de E t = 40 s e n ( 60 t ) volts, a indultancia é de 1 H e a resistência é de 20Ω e I 0 = 1 A .a) Encontre I ( t ) .b) Calcule