Enunciado

Encontre o domínio da função:

g (u) = sqrt(u) + sqrt(4 - u)

Passo 1

Bom, pra resolver essa questão, temos que saber em quais condições essa função assume valores reais. Como temos duas raízes quadradas (e a raíz quadrada só dá um valor real quando for a raíz de um número maior ou igual que zero), teremos que satisfazer as condições de que u >= 0 (para a primeira raiz) e a condição 4 - u >= 0 (para a segunda raíz).

Passo 2

Agora, temos que trabalhar as condições que a gente tem! A primeira ta ok, temos que ajeitar a segunda para ficar em termos de u ao invés de 4 - u . É só fazer o seguinte:

Primeiro, passamos o 4 como - 4 para o outro lado:

- u >= - 4

Agora, multiplicamos toda a expressão por - 1 . Quando fazemos isso, o sinal da desigualdade troca de lado! Ou seja, vai ficar assim:

u <= 4

Ta beleza? Temos duas condições então: uma é a de que u tem que ser maior ou igual à 0 e a outra é de que tem que ser menor ou igual à 4 . E esse vai ser o domínio da nossa função! Em linguagem de intervalo, teremos que o domínio será o intervalo [ 0,4 ]

Resposta

O domínio de g ( u ) é o intervalo [ 0,4 ] .

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Encontre uma expressão para a função cujo gráfico é a curva dada:A metade superior do círculo x 2 + y - 2 2 = 4 .
Encontre uma expressão para a função cujo gráfico é a curva dada:A metade inferior da parábola x + y - 1 2 = 0 .
Encontre uma fórmula para a função descrita e obtenha seu domínio:Um retângulo tem um perímetro de 20 metros. Expresse a área do retângulo como uma função do comprimento de um de seus lados.
Encontre expressões para as funções quadráticas cujos gráficos são mostrados abaixo.
Encontre o domínio da função: f x = x 3 x - 1