Enunciado

Nos exercícios de 25 a 30, x e y são funções de uma terceira variável. Calcule d y d x , encontrando o diferencial termo a termo (veja o Exemplo 3).

8 x 2 - y 2 = 32

Passo 1

Observe que, novamente, não temos y = f ( x ) explicitamente, do que temos que lançar mão da derivação termo a termo ou derivação explícita.

Passo 2

Derivando termo a termo em relação a x , já que queremos d y d x :

d 8 x 2 d x - d y 2 d x = d 32 d x = 0

Note que:

d 8 x 2 d x = 8 ∙ 2 x = 16 x

Usando a regra da cadeia, temos:

d y 2 d x = d y 2 d y d y d x = 2 y d y d x

Passo 3

Temos, por fim:

16 x - 2 y d y d x = 0 ⇒ d y d x = 8 x y

Resposta

d y d x = 8 x y

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

A área de um círculo é computado a partir do valor medido de seu diâmetro. Estime o máximo erro percentual possível na medida se o erro percentual na área deve ser mantido em não mais de ± 1 % .
O lado de um quadrado mede aproximadamente 10m, com erro possível de ± 0,1 m (a) Use diferenciais para estimar o erro na área calculada.(b) Estime o erro percentual no lado e na área.
Explique por que a aproximação linear local do valor de uma função é equivalente á utilização de um diferencial para aproximar a variação da função.
A aproximação linear local s e nx ≈ x é conhecida como a aproximação de ângulo pequeno e tem aplicações práticas e teóricas. Pesquise um pouco sobre essas aplicações e escreva um relatório sucinto de
O tempo necessário para uma oscilação completa de um pêndulo é denominado período. Se o comprimento L do pêndulo e a oscilação forem pequenos, então o período será dado por P = 2 π L g , onde g é a ac