Enunciado

58 – Linearização de e x em x = 0

  1. Derive a aproximação linear e x ≈ 1 + x em x = 0 .
  2. Calcule a magnitude do erro envolvido na substituição de e x por 1 + x no intervalo [ 0 ; 0,2 ] . A resposta deve ter cinco casas decimais .
  3. Trace em um mesmo gráfico e x e 1 + x para - 2 < x < 2 . Use cores diferentes, se possível. Em que intervalos a aproximação parece superestimar e x ? E subestimar e x ?

Passo 1

Letra a)

A função linearizadora pode ser dada por:

L a = f a + f ' ( a ) ( x - a )

Com a = 0 :

Logo nossa função linearizada fica:

L 0 = e 0 + e 0 × x - 0 = 1 + x

Passo 2

Precisamos saber graficamente qual função está acima da outra. Logo derivando e x

y ' = e x

y ' ' = e x

E podemos ver que para qualquer x teremos crescimento positivo e concavidade para cima, e concavidade para cima, logo e x sempre ficará acima de 1 + x . O que dá nosso erro igual a:

E = e x - ( 1 + x )

Logo para x = 0.2 teremos um erro de:

e 0.2 - 1 + 0.2 = 0.02140

Passo 3

Letra c)

Reta azul é a reta 1 + x e a curva vermelha tem e x .

E assim como na questão passada, temos uma boa aproximação para valores pequenos de x tais como o da questão passada . Um bom intervalo pode ser - 0.2 ≤ x ≤ 0.2 . Maior número que isso passa a ter uma diferença muito grande entre as duas funções.

Por ser tangente, a reta 1 + x nunca terá um valor maior que e x

Resposta

Ei, a resposta está no passo a passo :)

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

A região no primeiro quadrante, limitada pela curva y = 5 - x x + 1 2 , pelo eixo x e pelo eixo y gira em torno do eixo x . Ache o volume do sólido gerado.
Em uma cidade com 12000 pessoas, a taxa de crescimento de uma epidemia de gripe é conjuntamente proporcional ao número de pessoas tiveram a gripe e ao número de pessoas que não a contraíram. Cinco dia
Duas substâncias químicas A e B reagem para formar a substância C e taxa de variação da quantidade C é proporcional ao produto das quantidades de A e B restantes em cada instante dado. Inicialmente, e
Um lago pode ter no máximo 10000 peixes, de forma que a taxa de crescimento dos peixes é conjuntamente proporcional ao número de peixes presentes e à diferença entre 10000 e o número presente. O lago
Ache o volume do sólido de revolução gerado ao girar em torno do eixo y a região limitada pela curva y = ln ⁡ 2 x , pelo eixo x e pela reta x = e .