Enunciado

Um paciente é injetado com um medicamento a cada 12 horas. Imediatamente antes de cada injeção, a concentração do medicamento foi reduzida em 90 % e a nova dose aumenta a concentração em 1,5   m g / L .

  1. Qual é a concentração após três doses?
  2. Se C n é a concentração após a n-ésima dose, encontre a fórmula para C n como uma função de n ;
  3. Qual é o valor limite da concentração?

Passo 1

Na letra (c) queremos o valor limite da concentração. Tomemos o resultado que encontramos na letra (b):

C n = 5 3 1 - 0,1 n

Inicialmente, descobrimos que a concentração C n era uma série geométrica de razão q = 0,1 , o que implica numa série convergente, uma vez que a razão é menor que 1 . O valor limite da concentração será o valor para qual a concentração converge! Assim, precisamos calcular:

lim n → ∞ ⁡ 5 3 1 - 0,1 n = 5 3 1 - 0 = 5 3

Resposta

O valor limite da concentração é igual a:

5 3   m g / L

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Cada um dos Exercícios 1-6 dá uma fórmula para o n-ésimo termo a n de uma sequência {a n}. Encontre os valores de a1 , a2 , a3 e a4 .
Cada um dos Exercícios 1-6 dá uma fórmula para o n-ésimo termo a n de uma sequência {a n}. Encontre os valores de a1 , a2 , a3 e a4 .
Cada um dos Exercícios 7-12 dá um ou dois termos iniciais de uma sequência, bem como uma fórmula de recursão para os termos remanescentes. Escreva os dez termos iniciais da sequência.
Método de newton as seguintes sequências vêm da formula recursiva para o método de newton, x n + 1 = x n - f x n f ' x n As sequência convergem ? em caso afirmativo, para qual valor? Em cada caso afir
Teoria e exemplos Sequências geradas pelo método de Newton: O método de Newton, aplicado a uma função derivável f ( x ) , começa com um valor inicial x 0 e constrói a partir daí uma sequência de númer