Enunciado

Como poderemos reconhecer um problema que pode ser resolvido por meio da relação trabalho-energia? Ou seja, quais são as “pistas” e as “incógnitas” que poderiam sugerir tal solução? Discuta dois ou três exemplos.

Passo 1

O enunciado está pedindo para gente criar os bizus para ajudar a gente a perceber que pode resolver um problema usando a relação trabalho-energia. E dar alguns exemplos de quando isso aconteceu. Vem comigo?

Passo 2

O bizu principal para saber que nos deparamos com uma questão dessas é o enunciado te dar a massa como um dado do problema. Olha a expressão mais comum do trabalho:

W = F d

Não tem massa nela. Se ele te deu massa, é uma dica que devemos usar outra relação.

Outra pista é quando aparece a massa, e também uma velocidade final e uma velocidade inicial. Aí na certa a gente precisa usar essa relação:

W = m v f 2 2 - m v i 2 2

Isso acontece no exercício 29, onde a gente usa a variação de energia cinética.

Passo 3

Uma outra situação que acontece é aparecer a massa (esse é o bizu super) e aparecer dados para gente calcular o trabalho normalmente (uma força e uma distância) ou já aparecer o valor do trabalho.

O pulo do gato aí, é que o enunciado também vai dar uma velocidade inicial e pedir a final, ou vice-versa.

Isso acontece nos exercícios 27 e 28, onde a gente recebe v i e precisa achar v f .

Resposta

A dica é se o enunciado envolver massa, W (ou força e distância) e velocidades inicial e final. Temos 4 grandezas, se ele der 3 dessas grandezas, e pedir uma, usamos a relação energia-trabalho.

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Um tanque cheio de água tem a forma de um paralelepípedo retangular com 30 m de comprimento, 15 m de largura e uma profundidade de 4 m. Ache o trabalho necessário para bombear a água no tanque a um ní
O trabalho necessário para esticar uma mola de 22cm até 25cm é 3 2 vezes o trabalho necessário para esticar a mola de 20 para 22cm. Qual o comprimento natural da mola?
Um tanque com a forma de um hemisfério, tendo um diâmetro de 10m, está cheio com água até uma profundidade de 3m. Ache o trabalho realizado ao bombear a água até a borda do tanque.
Um recipiente tem a forma e as dimensões de um sólido de revolução descrito pela rotação da região no primeiro quadrante, limitada pela parábola x 2 = 4 p y ,pelo eixo y e pela reta y = p , em torno d
Um tanque com a forma de um hemisfério tem sobre si um cilindro circular reto. O raio de ambos, o hemisfério e o cilindro, é 4 m e a altura do cilindro é de 8 m. Se o tanque estiver cheio de água, ach