Exercícios Resolvidos de Entrada de dados

Ver Teoria

Enunciado

Elabore um programa em Python que calcule e exiba o resultado de n x , onde n e x podem assumir valores reais positivos. Como caso de teste desse programa, se n = 2 e x = 3 , o resultado impresso deve ser 8.

Passo 1

Fala aí, mano!! Bora resolver mais um exercício de prog!! Nessa questão a gente precisa ler dois números e salvar em variáveis chamadas n e x. Depois, a gente exibe o resultado de n elevado a x. Bora pro nosso passo a passo.

  1. Perguntar pro usuário o valor de n e x
  2. Calcular o valor de n elevado a x
  3. Exibir pro usuário o resultado da conta

Então vamo lá! Pra resolver a primeira parte a gente tem que usar o comando input() e converter o resultado desse comando pra um valor real (float). O comando input() é usado pra fazer perguntas pro usuário do programa, e a pergunta é passada como parâmetro dentro dos parênteses. +/- assim, olha:

O comando input() ficou dentro do float(), que é usado pra converter o texto passado pelo usuário pra float, ou seja, número real em Python. Opa! Primeira etapa concluída! Vamos pra segunda...

Passo 2

Agora a gente precisa calcular o valor de n elevado a x. Vamos criar uma variável e colocar dentro dela o valor do resultado dessa continha:

Talvez você tenha esquecido, mas o operador ** significa exponenciação. Ou seja, a terceira linha deste código diz que o será armazenado numa variável chamada “resultado” o resultado de n elevado a x. Ok, agora só falta a gente exibir...

Passo 3

Agora a gente só precisa exibir o resultado dessa conta, que ficou guardado na variável “resultado”. Pra isso, a gente vai usar o comando print(), passando como parâmetro o valor que a gente quer exibir.

Agora bora executar pra testar...

Usei os valores fornecidos pra teste pelo enunciado (2 pra n e 3 pra x). O resultado foi igual ao do enunciado também (amém!).

É muito comum os enunciados das provas passarem alguns dados pra gente usar pra testes depois de desenvolver o programa! Quando tiver, a gente testa com eles, beleza? Se tiver tudo certo, então o programa tá certinho!

Valeuuu

Resposta