Exercícios Resolvidos de Entrada de dados

Ver Teoria

Enunciado

A Terra gira em torno do Sol a 30 km/s. Escreva um programa que exiba a distância (em metros) que será percorrida pela Terra em t horas. O valor de t será fornecido via teclado.

Passo 1

Fala aí!!! Vamo resolver esse exercicio da PUC-Rio que envolve alguns cuidados com as unidades. O enunciado quer que o usuário forneça uma quantidade de horas e a gente precisa calcular quantos metros foram percorridos pela terra, sabendo que a velocidade da terra é de 30km/s.

Em primeiro lugar, queria te lembrar que questões de programação tem várias respostas possíveis! O importante é o programa retornar a resposta certa, e de forma enxuta e eficiente, beleza? Fica tranquilo se a sua resposta estiver diferente da minha! Isso não significa que tá errado.

Mas vamo lá! Agora a gente precisa pensar num passo a passo que resolveria nosso problema. Primeiro, a gente pede pro usuário o número de horas, depois, a gente converte esse tempo pra segundos e vê quantos km foram percorridos.

Quando a gente souber o número de segundos percorridos, a gente exibe pro usuário! Então, fica assim:

  1. Perguntar o número de horas pro usuário
  2. Converter o tempo de horas fornecido pelo usuário pra segundos
  3. Calcular quantos quilômetros foram percorridos
  4. Converter esses quilômetros pra segundos
  5. Exibir o valor calculado no passo 4

Então vamo lá calcular, de um em um!

No primeiro passo a gente lembrar do comando input(), que faz pergunta pro usuário. A gente precisa saber o número de horas que a gente quer calcular e armazenar numa variável chamada t, assim como manda o enunciado. Então:

Agora vambora bater um papo sobre o que ta acontecendo aqui, A gente tá usando o comando input() pra fazer uma pergunta pro usuário, e depois estamos transformando a resposta do usuário pra um número inteiro com o comando int().

Por padrão, quando a gente faz uma pergunta pro usuário, a resposta retornada pelo comando input() é um texto. Porém, não é possível fazer contas com texto, né?? Pra gente fazer contas, antes a gente precisa converter esse valor pra números. Por isso, a gente colocou o comando input() dentro do comando int(), beleza???

Vamos pro segundo passo agora!

Passo 2

Agora, a gente precisa converter esse número de horas que a gente acabou de pegar do usuário e transformar pra segundos. Pra isso, vamos criar uma variável chamada “segundos_totais” e guardar dentro dela o número de segundos correspondentes às horas que estão salvas na variável t.

Mas calma, vai ser de boa! Mas antes disso, a gente precisa pensar sobre quantos segundos são equivalentes a uma hora... Hmmmm

Bom, uma hora tem 60 minutos e um minuto tem 60 segundos. Com isso, a gente conclui que uma hora tem 60*60 = 3600 segundos! Ou seja, se a gente multiplicar o número de horas por 3600, a gente vai obter o número de segundos. Olha:

Agora que a gente já tem o tempo em segundos, pro passo 3!!!

Passo 3

Pô, o enunciado diz pra gente que a velocidade da terra girando em torno do sol é de 30km/s, né? Significa que a cada segundo, são percorridos 30 km, certo?? Então! A gente já tem a quantidade de segundos. Pra gente calcular a quantidade de quilômetros, a gente pode fazer uma regra de três e calcular:

Fazendo a multiplicação cruzada, a gente conclui que o número de km percorrido é igual:

Passando isso pra nossa querida linguagem Python:

Aí sim!! Agora a gente tem o número de quilômetros percorridos no tempo t, fornecido pelo usuário! Agora, bora converter pra metros??

Passo 4

O número de quilômetros totais a gente já tem! Mas no enunciado pede o espaço percorrido em METROS! Não sei se você lembra, mas cada 1km tem 1000 metros.

Sabendo disso, a gente pode multiplicar o número de km que a gente tem na variável quilômetros_totais por mil. Então vamos lá!

Olha, a gente criou uma variável chamada “metros_percorridos” e colocou dentro dela o número de metros, calculando a multiplicação dos quilômetros_totais por 1000, beleza???

Agora, só falta a gente exibir o resultado final!!! Bora lá?

Passo 5

Sempre que a gente precisa exibir algo, a gente precisa lembrar do comando print(), que exibe na tela o que for passado como parâmetro, ou seja, o que estiver entre os parênteses.

Nesse caso, como a gente quer exibir o número guardado na variável “metros_percorridos”, a gente vai usar o comando:

Olha, aqui a gente tá exibindo o valor guardado em metros_percorridos. Respondi a pergunta do comando input() com o valor 12 e apertei enter. O resultado do meu programa foi esse:

Olha que delícia!!! Muito bom quando o programa funciona, né? Hahah Mais uma questão pra conta! Valeuuu

Resposta