Exercícios Resolvidos de Entrada de dados

Ver Teoria

Enunciado

A Terra gira em torno do Sol a 30 km/s. Escreva um programa que exiba a distância (em km) que será percorrida pela Terra em t horas. O valor de t será fornecido via teclado.

Passo 1

E aí, doido! Beleza?? O exercício tá falando pra gente que o valor de t deve ser fornecido via teclado.

Mas calma! Vamos fazer uma coisa de cada vez. Nosso passo-a-passo tem que ficar mais ou menos assim:

  1. Perguntar o valor de t
  2. Transformar o valor de t pra segundos
  3. Multiplicar por 30
  4. Exibir o resultado

A gente precisa perguntar pro usuário o valor de t. E perguntar pro usuário nos lembra uma coisa... Isso! A função input().

Com isso, bora fazer nosso primeiro passo no editor de código.

Repara que a gente usou a função int() ali na frente. Isso é porque quando a gente pergunta alguma coisa pro usuário, a resposta vem em texto (mesmo que o usuário digite somente números). Por isso, a gente precisa converter do tipo string (texto) pra int (número inteiro).

Beleza! Agora vamos ao segundo passo!

Passo 2

Agora a gente precisa transformar de horas pra segundos o valor que a gente tem armazenado em t. Olha, cada hora tem 60 minutos, e cada minuto tem 60 segundos. E 60 * 60 é 3600!

Com isso, pra converter de horas pra segundos, a gente pode multiplicar por 3600!

Se liga no que a gente fez aqui! A gente pegou o valor que já tava dentro da variável t, multiplicou por 3600 e colocou o resultado dentro da variável t. Ou seja, atualizamos o valor da variável! Agora a variável t guarda o tempo em segundos, sacou?

Partiu terceiro passo.

Passo 3

Agora que a gente sabe quantos segundos se passaram, e a gente sabe que a cada segundo a terra gira 30km, então, vamos fazer a famigerada regra de 3.

Acontece que o valor de t a gente já tem (salvo na variável t mesmo).

Então, o número de km é:

Show! Na matemática a gente já resolveu, então bora passar isso pra Python:

Criamos uma variável chamada x e colocamos dentro dela o espaço percorrido. Agora a gente só precisa exibir esse resultado pro usuário, no próximo passo.

Passo 4

Quando a gente quer exibir alguma coisa pro usuário, a gente pensa logo na função print().

A função print(), especificamente, junta todas as informações que forem passadas, separadas por vírgulas, e exibe uma do lado da outra. Ou seja, neste código, o print vai exibir o valor dentro de x e o texto “quilômetros foram percorridos!” do lado. Olha:

Eu escrevi o 3 e apertei enter. A resposta for 324000 quilômetros! Ufa, resolvemos mais um!!

Resposta