Exercícios Resolvidos de Equilíbrio Iônico

Ver Teoria

Enunciado

Para cada par de reações o mesmo ácido reage com bases diferentes:

1. Complete as reações de equilíbrio ácido-base.

2. Utiliza a tabela de p K a para indicar, em cada par de reações, qual é a reação mais favorecida e qual é a base mais forte.

a)

b)

c)

Tabela com os valores de p K a para alguns ácidos:

Passo 1

a) No item a, a gente tem o mesmo ácido reagindo com duas bases diferentes: H 2 O e O H - .

Vamos completar os equilíbrios, só transferindo um H + do ácido para a base da reação.

Feito isso, a gente precisa dizer qual das duas reações acima é mais favorecida.

Fala tu, qual é a base mais forte? Quem quer mais pegar aquele próton do ácido carboxílico? A água ( H 2 O ) ou a hidroxila ( O H - )?

Pois é, a hidroxila é a base mais forte, ela é negativa e tal. Tem mais tendência a pegar um próton.

Agora, vamos ver pela tabela se isso é verdade?

Pela tabela:

H 3 O + ⇌ ⏞ H 2 O H 2 O + H +         K a = 10 - 1,74

H 2 O ⇌ ⏞ H 2 O O H - + H +         K a = 10 - 15,7

Portanto, o H 3 O + é um ácido mais forte que o H 2 O . E lembra que a base conjugada de um ácido forte é fraca? Olhando pras bases conjugadas desses caras, podemos afirmar que o O H - é uma base mais forte que o H 2 O .

Pra pensar em termos de K b , precisamos inverter aquelas reações, e K b = 1 / K a .

Conclusão: a reação II é favorecida em relação à I.

Passo 2

b)

Predizer qual reação é mais favorecida é mais complicado do que no caso anterior. Só olhando para as bases N H 2 - e O H - , podemos dizer que o oxigênio é mais eletronegativo, portanto lida melhor com carga negativa e, por isso, deve ser uma base mais fraca (menos necessidade de capturar um próton).

Mas melhor confirmar com os p K a .

N H 3 ⇌ ⏞ H 2 O N H 2 - + H +         K a = 10 - 38

H 2 O ⇌ ⏞ H 2 O O H - + H +         K a = 10 - 15,7

O N H 3 , com menor K a , é o ácido mais fraco. Portanto, sua base é mais forte do que a base conjugada da água. N H 2 - é mais básico que O H - e a reação I é favorecida em relação à II.

Passo 3

c) Completando as reações:

Se a gente precisasse prever qual das reações é favorecida, poderíamos argumentar que o H C ≡ C - , por ter uma carga negativa deve ser mais básico que o N H 3 , que é uma base sem carga. E assim, a segunda reação seria favorecida. Vamos ver os p K a pra confirmar (ou não).

N H 4 + ⇌ ⏞ H 2 O N H 3 + H +         K a = 10 - 9,24

H C ≡ C H ⇌ ⏞ H 2 O H C ≡ C - + H +         K a = 10 - 25

Com menor K a , o H C C H é o ácido mais fraco e sua base conjugada é a mais forte. Com isso, a reação II é favorecida em relação à primeira.

Resposta

a) II

b) I

c) II

Exercícios de Livros Relacionados

86. Uma espécie que pode aceitar dois prótons é classificada como uma dibase. A molécula dibásica 1,2-etanodiamina, H 2 N C 2 H 4 N H 2 , com p K b 1 = 3,19 e p K b 2 = 6,44 , foi titulada com HCl(aq)
12.8 Determine o pH e o pOH de (a) uma solução 0,17 M de N a 2 H P O 4 ( a q ) e 0,25 M de N a 3 P O 4 a q ; (b) uma solução 0,66 M de N a 2 H P O 4 a q e 0,42 M de N a 3 P O 4 a q ; (c) uma solução 0
85. O ácido malônico, HOOCCH2COOH, um ácido diprótico com Pka1 = 2,8 e Pka2= 5,7, foi titulado com KOH(aq). (a) qual é o ph quando [HOOCCH2COOH]= [HOOCCH2CO2-]? (b) Qual é o PH quando [HOOCCH2CO2-] =
12.2 Explique o que acontece (a) com o pH de uma solução de ácido fosfórico, após a adição de di-hidrogenofosfato de sódio sólido; (b) com a percentagem de desprotonação de HCN em uma solução de ácido
91. No caso de alguns ácidos dipróticos, como o ácido oxálico, a curva de titulação tem dois pontos estequiométricos distintos, mas em outros casos, como o ácido tartárico, somente se observa um ponto