Exercícios Resolvidos de Expressões lógicas

Ver Teoria

Enunciado

Analise o programa abaixo e, para cada uma das saídas (comandos print), detalhe passo a passo como o Python (segundo suas prioridades) resolveria as equações e o resultado final obtido.

Passo 1

Fala aí, doido! Se liga que nesse exercício a gente precisa analisar um código escrito, e não precisamos escrever nenhum código. Vamos começar olhando pro primeiro print(). Dentro dele só tem expressões matemáticas, então a gente pode usar nossos conhecimentos de matemática pra descobrir qual vai ser o resultado: é tudo uma questão de precedência. Tem vários operadores, mas qual vai ser a ordem de execução de cada um deles?!

Vamos pensar na notação que a gente tá acostumado! Assim, a gente tá ligado que primeiro temos que resolver a potenciação.

Vamos começar trocando as variáveis por seus respectivos valores (todos estão descritos no código, ok?!).

Agora, vamos resolvendo…

Beleza! Eu fiz com a calculadora, mas ok. Até aqui era só matemática mesmo, o próximo item que tenta complicar nossa vida.

Passo 2

Pra resolver a segunda etapa sim a gente vai precisar pensar um pouco mais. A ordem de precedência dos operadores são:

Isso significa que no segundo print(), primeiro serão realizados os cálculos matemáticos. Depois, os relacionais (>, =,

Beleza! Agora só sobraram operadores relacionais e lógicos. Vamos resolver os relacionais primeiro.

Lembra que operadores relacionais retornam valores booleanos, né?! (Verdadeiro e Falso, ou True e False). Agora, vamos resolver os operadores lógicos. Antes, vou deixar uma tabela verdade aqui pra gente dar uma coladinha:

Se liga que eu traduzi o nome dos operadores e abreviei True e False, jae? Beleza! Com essa informação, boa começar resolvendo o operador not (“não”, o operador lógico de maior precedência)!

Depois, resolvemos o and (“e”).

Por fim, vamos resolver o operador or (“ou”)!

Essa é a resposta do segundo print()! E é isso, finalizamos o exercício, maninho! Te vejo no próximo!

Resposta

238 e True.