Exercícios Resolvidos de Expressões lógicas

Ver Teoria

Enunciado

Sem usar o interpretador, determine o resultado das seguintes expressões:

  • not(True and True)
  • True or False
  • not(False and True)
  • False and False

Passo 1

Fala aí, doido! Estou BOLADO porque a gente não pode usar o interpretador pra resolver essa questão.

Mas, ok. Bora começar analisando a primeira expressão:

Cara, não se esqueça que os parênteses sempre tem a mais alta precedência. Então, a gente precisa resolver o que tem dentro dos parênteses primeiro. E o operador que a gente vai ter que resolver é o “and”. Esse operador checa se os dois lados do operador são True, exatamente como tá ali. Nesse caso, o resultado é True também. Mas olha aqui uma tabela ilustrando outras situações com esse operador:

Nosso caso era o “Sim e Sim” (ou “True and True”), e, nesse caso, o resultado é “Sim” (ou “True”). Então, agora nossa expressão virou essa:

E agora a gente deu de cara com o operador not. Esse operador simplesmente inverte o valor verdade que tem em seguida. Ou seja, True vira False e False vira True. Nesse caso, o resultado final da expressão é False.

Bora dar uma olhada na segunda expressão do enunciado!

Passo 2

Agora, meu rei, a expressão é essa:

E o operador “ou” (or) retorna um resultado verdadeiro quando PELO MENOS um dos elementos é True. Nesse caso, o da esquerda é True. Por isso, o resultado da expressão vai ser True também.

Mas eu também vou deixar aqui a tabelinha pra você recordar do resultado das outras situações com esse operador:

Pronto! Falta só mais duas… Tamo indo bem! Vem comigo...

Passo 3

A próxima expressão é a seguinte:

Mano, esse é bem parecida com a primeira, po! Primeiro a gente resolve o que tá dentro do parênteses seguindo a regrinha do operador and: só é verdadeiro quando ambos são. Nesse caso, como tem um False e um True, o resultado é False!

E mais uma vez a gente caiu no operador de negação. Mas ele é o mais fácil de todos, lembra?! A gente só precisa inverter o valor verdade que vem em seguida.

E esse é o resultado da expressão! Só falta uma agora, hein...

Passo 4

A última expressão lógica é a seguinte:

Mais uma vez com o operador and. Acabamos de conversar sobre a regra desse operador, hein! Só retorna verdadeiro quando ambos valores verdade são True. Se tiver PELO MENOS um False, o resultado é False. Assim como nesse caso:

E assim a gente termina o exercício! Te vejo no próximo, hein, doido! BORAA

Resposta