Enunciado

Sabendo que um ano é bissexto deve ser múltiplo de 4 mas não pode ser múltiplo de 100, a menos que seja também múltiplo de 400, escreva um programa que pergunte um ano e exiba se é bissexto ou não.

Passo 1

Fala aí, meu consagrado! Se liga que aqui a ideia é a gente lançar um if pra verificar se é bissexto ou não.

Porém, o fato de ter mais de uma condição complica bastante as coisas. Mas, que tal a gente começar perguntando o ano pro usuário?!

Pronto! Mas repara que a gente já converteu o ano digitado direto pra inteiro, beleza? Até porque, é um número mas a gente não usa casas decimais no ano.

Agora a gente vai checar se é bissexto ou não.

Passo 2

Pô, o enunciado já deu pra gente spoiler de quais verificações a gente tem que fazer. Vamos começar digitando a expressão que verifica se é múltiplo de 4 ou não:

A gente pode fazer isso checando o resto da divisão inteira. Se o resto da divisão inteira por 4 for igual a 0, então é múltiplo de 4. Mas a gente precisa que seja múltiplo de 4 e, ao mesmo tempo, NÃO seja múltiplo de 100. Então, vamos colocar um and ali!

Pronto! Agora, no nosso escopo a gente tem o ano que é múltiplo de 4 e não é de 100. Mas ainda falta mais uma das condições que estão escritas no enunciado. É que, a gente só precisa checar essas condições se o ano NÃO for múltiplo de 400. Ou seja, pra ser bissexto, é preciso ser múltiplo de 400 OU (múltiplo de 4 e não múltiplo de 100).

Então, a gente já pode lançar um print e falar pro usuário que o ano é bissexto!

Prontinho! Nosso programa é capaz de descobrir quando um ano é bissexto. Mas o enunciado também manda falar caso não seja bissexto. E, pra essa condição, a gente pode usar o else. Ou seja, se não for bissexto...

Aí a gente exibe uma mensagem que não é bissexto, ué!

E foi! Concluímos a questão, ok?! Te vejo na próxima, doido! Valeuuu

Resposta

Exercícios Relacionados