Exercícios Resolvidos de Expressões lógicas

Ver Teoria

Enunciado

Escreva um programa que leia o valor de 3 ângulos de um triângulo e escreva se o triângulo é Acutângulo, Retângulo ou Obtusângulo. Sendo que:

Passo 1

E aí! A gente precisa classificar o triângulo de acordo com seus ângulos.

Pra isso, bora começar perguntando pro usuário os ângulos, em graus, e guardando em variáveis. Vou chamar essas variáveis de a,b,c. Tipo assim:

Pronto! Agora, a gente pode usar estruturas condicionais pra verificar o tipo do ângulo.

Passo 2

Vamos começar checando se é um triângulo retângulo. Pra isso, a gente precisa que um dos ângulos seja igual a 90 graus. Ou seja, o ângulo a ou o b ou o c seja igual a 90.

Mano, se liga que o triângulo só pode ter uma das classificações do enunciado. Então, só uma das condições vai ser verdade. Então, a gente pode montar nossa estrutura condicional com elifs… Então já bora emendar com a segunda verificação: vamos checar se algum deles é maior que 90...

Pronto! Caso não seja nem reto e nem obtuso, então é um triângulo agudo. Pelo lógica, não precisamos fazer outra verificação, pois é a única opção. Podemos usar direto o else:

Mas repara que essa ordem não é obrigatória, beleza? Se a gente tivesse checado em odens diferentes, também daria no mesmo. Pra te provar, vou mudar de lugar a segunda e a terceira verificações.

Pronto, viu? Se todos os ângulos forem menores que 90, então é um triângulo agudo. Mas, no último caso, vai ser obtuso dessa vez. E, com isso, finalizamos o exercício!

Te vejo no próximo, doido! É nós!

Resposta