Exercícios Resolvidos de Expressões lógicas

Ver Teoria

Enunciado

Escreva um programa que receba três números e exiba o maior deles.

Passo 1

E aí, doido! Cara, a ideia dessa questão é tirar ponto nosso por redundância nas estruturas condicionais, então bora praticar pra você entender na moral o que isso significa e como evitar, jae?

Mas bora começar do começo! A gente precisa perguntar pro usuário três números, então bora perguntar com a função input().

Se liga que a gente quer números, então precisamos fazer uma conversão de tipos ali. Show! Agora que começa a treta real…

Passo 2

Pô, bora começar tentando descobrir se o número A é o maior de todos. E, bom, pro A ser o maior, ele precisa ser maior que o B e que o C, né? Tipo assim:

Se o A for maior que os outros 2, então é o maior de todos… Mas, caso não seja, a gente precisa verificar outro número. E é aqui que a gente pode perder ponto. Se liga, vem comigo… Se o A não é o maior, pode parecer intuitivo fazer a mesma verificação pro B agora. Desse jeito:

Essa solução funciona, e tá certa. Mas, a gente tá dando um trabalho desnecessário pro computador.

Olha, pensa comigo… Na primeira condicional a gente verificou se o A era o maior de todos, lembra? E o if só executa um dos blocos condicionais. Isso significa que, se o programa chegar no elif, já significa que “A” NÃO É o maior número de todos. Se fosse, o programa não teria chegado até o elif. Por isso, no elif, a gente sabe que o maior de todos só pode ser o B ou o C.

Então, a gente só precisa comparar esses dois! Tipo assim:

Pronto! Esse programa funciona exatamente igual ao anterior, a única diferença é que esse é menos trabalhoso, porque a gente tá fazendo uma verificação a menos. E, por último, se liga que a gente já checou se o A era o maior e depois checou se o B era o maior. Cara, no último caso a gente nem precisa fazer verificação nenhuma. Até porque, se nem o A e nem o B era o maior, então só resta o C.

E pronto! Finalizamos o exercício, doido! Não esquece de prestar atenção nesses detalhes quando estiver fazendo sua prova, beleza?! A gente aqui do Responde Aí tá torcendo por você.

Valeu! Até o próximo exercício.

Resposta