Transferência de Massa por Difusão

Resumo

Fala aí, procurando um lugar onde você pode estudar tudo sobre transferência de massa por difusão sem enrolação e super didático?

Acabou de encontrar! Seja bem-vindo ao Responde Aí!

Entende-se por transferência de massa o transporte de massa de uma região para outra. Mas o que faz com que essa transferência de massa ocorra?

Imagina uma situação do nosso dia-a-dia: Quando entramos no metrô, BRT, ônibus ou em qualquer outro transporte público lotado, é só a gente ver um espacinho vazio que a gente já quer ir correndo pra lá. Assim como são as pessoas, são as moléculas hahaha, elas não querem ficar aglomeradas em um canto se tiver um outro espaço mais vazio pra ficar.

Em outras palavras, se houver um gradiente de concentração no espaço, ou seja, se existir uma região com maior concentração e outra com menor concentração, as moléculas irão migrar da região com maior concentração para a região de menor concentração.

Gradiente de concentração como causa para a transferência de massa
Gradiente de concentração como causa para a transferência de massa

Essa migração das moléculas é o que chamamos de transferência de massa por difusão. Note que a difusão acontece nível molecular e se dá pelo movimento aleatório que as moléculas já tem normalmente.

Eu sei que as vezes fica um pouco confuso, porque a gente acabou de ver que as moléculas tem uma migração direcionada, da maior concentração para a menor concentração, então como que a difusão acontece devido à um movimento aleatório? Dizemos que o mecanismo de difusão se deve ao movimento aleatório intrínseco das moléculas porque não tem nenhuma ação externa que faça com que as moléculas se direcionem para a região de menor concentração, elas apenas se movimentam aleatoriamente e acabam se direcionando para essa região, beleza?

Entender a transferência de massa por difusão é importante para a gente encontrar:

  • O fluxo ou a taxa de transferência de massa;
  • A concentração em determinado ponto de um sistema;
  • Em qual ponto do sistema se tem uma concentração específica;
  • A difusividade de uma espácia em um meio;
  • e muitas outras coisas

E tudo isso você encontra aqui no Responde Aí. Todo o conteúdo de Tranferência de Massa por Difusão está organizado e separado pensando na melhor lógica para o seu estudo. Não vai perder essa oportunidade de arrasar na prova e ter um semestre mais leve, não é? Confere o nosso Raio-X aqui em seguida 👇🏽

Raio-X