Lista de Exercícios Resolvidos de Diagrama de Moody e fator de atrito

Ver Teoria

Água a 20°C escoa por 10 m de tubo liso de 0,05 m de diâmetro a uma velocidade média de 8 m/s. Calcule a perda de carga em metros.

Ver solução completa

Querosene a 20 ° C é bombeado a   0,15   m 3 / s   por 20   k m de tubo horizontal de ferro fundido de 16   c m de diâmetro. Calcule a potência necessária de entrada em k W , se as bombas têm 85 % de rendimento.

Ver solução completa

Sobre o Diagrama de Moody, analise as seguintes afirmações e afirme se são verdadeiras ou falsas.

I – O Diagrama de Moody é útil para a estimação do fator de atrito a partir do número de Reynolds e da rugosidade relativa tanto para escoamentos laminares como para escoamentos turbulentos.

II – Considerando dois escoamentos em tubos com o mesmo número de Reynolds, aquele com maior rugosidade relativa terá maior fator de atrito.

III – Em tubos lisos, o fator de atrito é zero, pois a rugosidade relativa é nula.

Ver solução completa

O escoamento de água a 20°C ocorre em regime de turbulência completa em um tubo de 0,02 m de diâmetro de aço inoxidável novo. Calcule o fator de atrito.

Ver solução completa

Qual nível h deve ser mantido na Figura para fornecer uma vazão de 0,425   L / s pelo tubo de aço comercial de 13   m m de diâmetro?

Ver solução completa

O escoamento no tubo da Figura é produzido pelo ar pressurizado no reservatório. Que pressão p 1 manométrica é necessária para fornecer uma vazão Q = 60 m 3 / h de água a 20°C?

Ver solução completa

Mercúrio a 20 ° C escoa por 4   m de tubo de vidro de   7   m m   de diâmetro a uma velocidade média de 5   m / s . Calcule a perda de carga em metros e a queda de pressão em k P a .

Ver solução completa

Os dados a seguir foram obtidos para o escoamento de 20   m 3 / h de água a 20 ° C por um tubo com forte corrosão, de 5   c m de diâmetro, que está inclinado para baixo a um ângulo de 8 ° : p 1 = 420   k P a , z 1 = 12     m , p 2 = 25 0   k P a , z 2 = 3   m . Calcule (a) a rugosidade relativa do tubo e (b) a variação percentual na perda de carga se o tubo fosse liso e a vazão a mesma.

Ver solução completa