Enunciado

Considere a relação de quantidade de movimento angular na forma:

∑ M O = d d t ∫ s i s t r   × V ρ   d ° V

Qual o significado de r nessarelação? Essa relação é válida tanto em mecânica dos sólidos como dos fluidos? Ela está relacionada à equação da quantidade de movimento linear (problema P3.1)? De que maneira?

Passo 1

Eai coleguinha... Bora pra mais uma! Essa também é bem tranquila, bem teórica pra ver se você conseguiu captar a mensagem!

Passo 2

Bom quando trabalhamos com momento, você deve lembrar, que precisa existir um ponto, e uma força aplicada a uma certa distância desse ponto pode provocar momento.

Ta, ta, ok! Mas esse r ajuda em que?

Bom, ele nada mais é do que o vetor que representa essa distância, ou seja, ele é um vetor que vai do centro do momento (normalmente as partes fixas), até o local onde está havendo momento.

Passo 3

Naturalmente, essa expressão é mais usada para problemas de fluidos, pois tem de haver um fluxo de massa para podermos usá-la.

Essa expressão se relaciona com as fórmulas o problema 3.1(2° Lei de Newton), primeiro pois ela considera que a velocidade V é relativa a um referencial inercial, assim como as fórmulas da 2° Lei. E também, perceba que a soma do momento total (resultante) é a soma dos momentos de todas as forças(lembrou de algo?!) hahaha é isso então!

Resposta

Ei, a resposta está no passo a passo :)

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Os reservatórios da figura são cúbicos. São enchidos pelos tubos, respectivamente, em 100s e 500s . Determinar a velocidade da água na seção A , sabendo que o diâmetro do conduto nessa seção é 1m .
Água é descarregada de um tanque cúbico de 5m de aresta por um tubo de 5c m de diâmetro. A vazão no tubo é 10L / s . Determinar a velocidade de descida da superfície livre da água do tanque e, supondo
Um tubo admite água ( ρ = 1000k g / m 3 ) num reservatório com uma vazão de 20L / s . No mesmo reservatório é trazido óleo ( ρ = 800k g / m 3 ) por outro tubo com uma vazão de 10L / s . A mistura homo
No escoamento turbulento de um fluido em condutos circulares, o diagrama de velocidades é dado pela equação v = v m á x 1 - r R 1 / 7 á , onde todas as grandezas têm o mesmo significado do Exercício 3
Uma torneira enche de água um tanque, cuja capacidade é 6000L , em 1he40m i n . Determinar a vazão em volume, em massa e em peso em unidade do S I se ρ H 2 O = 1000k g / m 3 e g = 10m / s 2 .