Enunciado

31 . Em um circuito L - R - C em série, R = 150   Ω , L = 0,750   H e C = 0,0180   μ F . A fonte possui uma amplitude de tensão V = 150   V e uma frequência igual à frequência de ressonância do circuito. ( a ) Qual é o fator de potência? ( b ) Qual é a potência média fornecida pela fonte? ( c ) O capacitor é substituído por outro com C = 0,0360   μ F e a frequência da fonte é ajustada para o novo valor da ressonância. Qual é, então, a nova potência média fornecida pela fonte?

Passo 1

Em um circuito c a genérico, as amplitudes da voltagem e da corrente são relacionadas pela impedância do circuito, ou seja:

V = I Z

Aprendemos na teoria que na ressonância a voltagem e a corrente estão em fase, então:

Z = R

Ah, e não vamos esquecer da equação da potência média pois essa é uma das respostas que o enunciado quer e ela é dada por:

P m e d = 1 2 V I cos ⁡ ϕ

Tudo certo para matar mais uma questão? Então vem comigo que vamos fazer tudinho passo a passo.

Passo 2

a ) Na página 393 a teoria nos diz uma informação muito importante sobre o fator de potência, essa informação nos diz que o fator de potência é dado por:

cos ⁡ ϕ = R Z

E como sabemos bem na ressonância R = Z , então cos ⁡ ϕ = 1 .

Passo 3

b ) A potência média é dada por:

P m e d = 1 2 V I cos ⁡ ϕ

Com o enunciado não nos dar I e sabemos que:

I = V Z = V R

Vamos substituir essa igualdade na equação da potência média.

No item anterior nós descobrirmos o valor de cos ⁡ ϕ então também vamos substitui-lo para descobrir a potência média.

P m é d = 1 2 V V R = ( 150   V ) ² 2 ( 150   Ω ) = 75   W

Passo 4

c ) A potência média não vai mudar pois como pudemos ver no passo anterior que quando se trata de ressonância ( Z = R ) ela só depende de V e R .

Resposta

a )

cos ⁡ ϕ = 1

b )

P m é d = 75   W

c )

A potência média não muda se C é alterado

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Uma bobina com 88m H de indutância e resistência desconhecida e um capacitor de 0,94μ F são ligados em série com um gerador cuja frequência é 930H z . Se a constante de fase entre a tensão aplicada pe
Uma fonte alternada com uma força eletromotriz de 6,00V e ângulo de fase de 30,0 ° é ligada a um circuito R L C série. Quando a diferença de potencial entre os terminais do capacitor atinge o valor má
Um motor elétrico possui resistência efetiva de 32,0Ω e reatância indutiva de 45,0Ω quando está em carga. A tensão rms da fonte alternada é de 420V . Calcule a corrente rms.
Um circuito série formado por uma indutância L 1 e uma capacitância C 1 oscila com uma frequência angular ω . Um segundo circuito série, contendo uma indutância L 2 e uma capacitância C 2 , oscila com
Mostre que a meia-largura fracionai de uma curva de ressonância (veja o Problema 21) é dada por Δ ω ω 0 = 3 C L R Em que ω 0 é a frequência angular na ressonância e Δ ω é a largura da curva de ressonâ