Enunciado

38- Repita o Exercício 28.37 para o caso no qual a corrente no condutor sólido central é I 1 , a corrente no tubo é I 2 e as correntes possuem o mesmo sentido em vez de sentidos contrários.

Passo 1

Considerando as duas correntes entrando no plano nós teremos pela lei de Ampere:

Para a < r < b :

∮ B → . d l → = μ 0 I

Onde:

∫ d l = 2 π r

Então:

B = μ 0 I 2 π r

Nada de novo, mas a parada vem a seguir.

Passo 2

Para r > c teremos:

Onde I 1 é uma corrente diferente de I então pela lei de Ampere temos:

∮ B → . d l → = B 2 π r = μ 0 I + μ 0 I 1

B = μ 0 ( I + I 1 ) 2 π r

Resposta

a ) B = μ 0 I 2 π r

b )   B = μ 0 ( I + I 1 ) 2 π r

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Determine A intensidade do campo magnético no.P na bissetrizes um segmento de fio conduzindo corrente como mostra figura 27 67. Use o resultado apartear para determinado intensidade do campo magnético
Um anel de raio igual a 10c m , de material supercondutor, conduz uma corrente de 100A . Calcule o campo magnético (a) no centro do anel; (b) em um ponto sobre o eixo do anel, 1,0m acima do seu centro
Um fio de material supercondutor de raio igual a 10μ m transporta uma corrente de 100A . Calcule o campo magnético na superfície do fio.
Uma fita metálica de largura l conduz uma corrente I . Portanto, a densidade superficial de corrente é j s = I / l . Calcule a intensidade do campo magnético em pontos próximos à superfície da fita.
Os dois dipolos vistos na Figura 22.15 se situam sobre o plano y z . Calcule: (a) o torque exercido sobre o dipolo alinhado com o eixo dos y ; (b) o torque total sobre o sistema.