Enunciado

42- Como um técnico em eletricidade, você está projetando um grande solenóide para produzir um campo magnético uniforme de 0.150   T próximo ao centro do solenóide. Você possui fio suficiente para 4000 espiras. Esse solenóide deve ter 1.40   m de comprimento e 20.0 cm de diâmetro. Qual é a corrente necessária para produzir o campo exigido?

Passo 1

O campo magnético perto do centro do solenóide é de:

B = N L μ 0 I

Então com os valores que o enunciado nos dá a corrente será de:

0.15 = 4000 1.4 × 4 π × 10 - 7 I

I = 41.78   A

Note que o raio dessa solenóide não influencia em nada na nossa conta. Desde que o raio seja muito menor que o comprimento (senão ele começa a ser uma bobina circular)

Resposta

I = 41.78   A

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Um fio reto e longo conduz uma corrente I , a qual se distribui uniformemente na sua seção de área π R 2 . Calcule a variação do campo magnético com a distância r ao centro do fio, para r ≤ R .
É possível gerar um campo magnético descrito pora) B → = B 0xi ^ + yj ^ .b) B → = B 0 xi ^ - yj ^ .c) B → = B 0 xj ^ - yi ^ .
É possível gerar um campo elétrico estático descrito pora) E → = E 0xi ^ + yj ^ .b) E → = E 0 xi ^ - yj ^ .c) E → = E 0 xj ^ - yi ^ .
Calcule o dipolo magnético da bobina descrita no Exemplo 22.1, estado a mesma conduzindo uma corrente de 1,5A .
A figura 29-86 mostra uma seção reta de um condutor cilíndrico oco de raios a e b que conduz uma corrente i uniformemente distribuída. (a) Mostre que, no intervalo bra , o módulo B ( r ) do campo elét