Enunciado

Para aumentar o rendimento de uma máquina térmica de Carnot, você deve:

  1. Diminuir a temperatura do reservatório quente;
  2. Aumentar a temperatura do reservatório frio;
  3. Aumentar a temperatura do reservatório quente;
  4. Mudar a razão entre o volume máximo e volume mínimo.

Passo 1

Muito bem! Antes de começar precisamos relembrar o conceito de Máquina de Carnot.

Uma Máquina de Carnot é uma máquina reversível que trabalha entre dois reservatórios térmicos. Ela opera em um ciclo de Carnot, que consiste em:

  • Expansão isotérmica,
  • Expansão adiabática,
  • Compressão isotérmica,
  • Compressão adiabática.

Seu rendimento pode ser calculado de forma similar às máquinas térmicas, mas em função da temperatura da fonte fria ( T f ) e da fonte quente ( T q ):

ε = 1 - T f T q

Agora podemos concluir que, se aumentarmos a temperatura da fonte quente T f T q irá diminuir e, consequentemente, o rendimento irá aumentar.

Resposta

L e t r a   C !

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Um ciclo prático comum, frequentemente usado em refrigeração, é o ciclo de Brayton, que envolve (1) uma compressão adiabática, (2) uma expansão isobárica (pressão constante), (3) uma expansão adiabáti
Compare o rendimento do ciclo Otto com o rendimento do ciclo de Carnot operando entre as mesmas temperaturas máxima e mínima. (O ciclo Otto é discutido na Seção 19-1).
A figura abaixo mostra uma máquina de Carnot que trabalha entre as temperaturas T 1 = 400 K e T 2 = 150 K e alimenta um reservatório de Carnot que trabalha entre as temperaturas T 3 = 325 K e T 4 = 22
Uma máquina de Carnot opera com uma potência de 500W entre fontes de 100 ° C e 60,0 ° C . Calcule (a) a taxa de entrada de calor e (b) a taxa de saída de calor.
A figura mostra um ciclo de Carnot em um diagrama T - S . A escala do eixo horizontal é definida por S S = 0,60J / K . Determine (a) a transferência líquida de calor por ciclo e (b) o trabalho líquido