Enunciado

A constante γ para o hélio (e para todos os gases monoatômicos) é 1,67 . Se um homem aspira hélio e depois fala, sua voz passa a ter um tom mais alto, como nos desenhos animados. Por quê?

Passo 1

O comprimento de onda é determinado basicamente devido a ressonância na nossa cavidade bucal. Assim, não depende do gás e teremos o mesmo λ nas duas situações.

f = v λ

Como a v H e > v a r , então a frequência de ressonância será maior quando o gás for o Hélio. Por isso falamos com uma voz mais aguda quando aspiramos hélio.

Resposta

Como a v H e > v a r e o λ é mesmo nas duas situações. Então a frequência de ressonância será maior quando o gás for o Hélio.

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Uma onda senoidal pode ser descrita por uma função cosseno, que é negativa tão frequentemente quanto positiva. Então, por que a potência média fornecida por essa onda é zero?
Uma corda fina, esticada, presa nas duas extremidades e oscilando em seu terceiro harmônico possui a forma descrita pela equação y ( x ,t )=( 5,60c m )s e n[ ( 0,0340r a d / c m ) . x ]s e n[ ( 50,0r
Um fio leve é bastante esticado com uma tensão F. As ondas transversais que se propagam com amplitude A e comprimento de onda à λ 1 transportam uma potência média P m é d , 1 =0,400W é . Se o comprime
Ondas em uma vareta. Uma vareta flexível de 2,0 m de comprimento não está presa, estando completamente livre para vibrar. Desenhe de modo claro essa vareta vibrando em seus primeiros três harmônicos,
Com que tensão uma corda de comprimento igual a 2,50 me massa de 0,120 kg deve ser esticada para que uma onda transversal com frequência de 40,0 Hz possua um comprimento de onda igual a 0,750 m?