Enunciado

Dois alto-falantes, colocados face a face, oscilam em fase com a mesma frequência. Eles estão separados de uma distância igual a um terço de um comprimento de onda. O ponto P está em frente aos dois alto-falantes, sobre a linha que passa pelos seus centros. A amplitude do som em P , devida a cada um dos alto-falantes isoladamente, é A . Qual é a amplitude (em termos de A ) da onda resultante no ponto P .

Passo 1

Antes de começarmos a brincadeira, vou te mostrar um conceito chamado fasores que deixa esse tipo de questão mamão com açúcar. Vem comigo!

A ideia é tratar ondas como vetores, onde o modulo do vetor será nossa amplitude e seu ângulo com o eixo será a fase.

y = A c o s ( ϕ )

Passo 2

Primeiro vamos achar a diferença de fase entre as ondas. Como elas estão afastadas de λ / 3 :

δ = 2 π λ Δ x

Logo,

δ = 2 π λ ⋅ λ 3 = 2 π 3

Agora vem a parte mais legal. Quando formos sobrepor as ondas, bastar somarmos vetores 😉. Então vamos ver como vai ficar!

Duas ondas de amplitudes iguais e defasadas de 12 0 ° . Quando usarmos fasores, fazemos dois vetores de módulos iguais as amplitudes e o ângulo entre eles de 120 ° .

Passo 3

Agora é só achar o modulo do vetor resultante que acharemos o amplitude da onda resultante.

A R 2 = A 2 + A 2 + 2 ⋅ A ⋅ A ⋅ cos ⁡ 120 °

Logo,

A R = A 2 + 2 ⋅ ( - 1 2 ) = A

Como A = 0,020   m , temos:

A R = A

Resposta

A R = A

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

As duas fontes sonoras do Problema 39 estão agora fora da fase 90°, mas com a mesma frequência do Problema 39. Em que ângulos são ouvidas interferências construtivas e destrutivas?
Duas ondas de água harmônicas de amplitudes iguais, mas frequências, números de ondas e velocidades diferentes estão viajando na mesma direção. Além disso, elas são sobrepostos. O deslocamento total d
Uma fonte F e um detector D de ondas de rádio estão a uma distância d em um terreno plano (veja a figura). Ondas de rádio de comprimento de onda λ chegam ao detector D de duas formas: diretamente e de
Com um programa de desenho ou um compasso, desenhe arcos circulares de raio 1 cm, 2 cm, 3 cm, 4 cm, 5 cm, 6 cm e 7 cm centralizados em cada um dos dois pontos (P1 e P2) a uma distância d = 3,0 cm sepa
Duas ondas progressivas iguais, que se propagam no mesmo sentido, estão defasadas de π / 2r a d . Qual é amplitude da onda resultante em termos da amplitude comum y m das duas ondas?