Enunciado

Dois alto-falantes separados por alguma distância emitem ondas sonoras da mesma frequência. Em algum ponto P, a intensidade devida a cada alto-falante separadamente é I 0 . A distância de P a um dos alto-falantes é 1 2 λ   maior que a de P ao outro alto-falante. Qual é a intensidade em P se (a) os alto-falantes são coerentes e em fase, (b) os alto-falantes são incoerentes e (c) os alto-falantes são coerentes e 180° fora de fase?

Passo 1

Bom, no caso da letra (a), os alto-falantes estão em fase, o que significa que não precisamos calcular a fase entre eles, somente a fase no ponto P, pois ele não está na mesma distância em relação a cada alto falante, pela equação de fase:

δ = 2 π ∆ x λ

Substituindo a distância relativa entre o ponto P e os dois alto-falantes:

δ = 2 π 1 2 λ   λ = π

Como a intensidade depende da amplitude, vamos calcular ela:

A = 2 p 0 cos ⁡ 1 2 π = 0

Então:

I = 0

Passo 2

Como na letra (b) os alto-falantes são incoerentes, as intensidades de cada alto-falante se somam, o enunciado nos diz que cada intensidade é I 0 , então:

I = 2 I 0

Passo 3

E na letra (c), precisamos somar a fase dada no enunciado com a fase causada pela diferença entre as distancias:

δ = δ f o n t e s + δ d i s t

Ficamos com:

δ = 2 π 1 2 λ   λ + π = 2 π

A amplitude será:

A = 2 p 0 cos ⁡ 1 2 2 π = 2 p 0

E a intensidade:

I = A 2 p 0 2 I 0 = 2 p 0 2 p 0 2 I 0 = 4 I 0

Resposta

a I = 0

b I = 2 I 0

c I = 4 I 0

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Duas ondas progressivas iguais, que se propagam no mesmo sentido, estão defasadas de π / 2r a d . Qual é amplitude da onda resultante em termos da amplitude comum y m das duas ondas?
Uma onda senoidal de frequência angular 1200r a d / s e amplitude 3,00m m é produzida em uma corda de massa específica linear 2,00g / m e 1200N de tensão. (a) Qual é a taxa média com a qual a energia
Que diferença de fase entre duas ondas iguais, a não ser pela constante de fase, que se propagam no mesmo sentido em corda esticada, produz uma onda resultante de amplitude 1,5 vez a amplitude comum d
Duas ondas senoidais de mesmo período, com 5,0 e 7,0m m de amplitude, se propagam no mesmo sentido em uma corda esticada, onde produzem uma onda resultante com uma amplitude de 9,0m m . A constante de
Duas ondas senoidais de mesma frequência se propagam no mesmo sentido em uma corda. Se y m 1 = 3,0c m , y m 2 = 4,0c m , φ 1 = 0 e φ 2 = π / 2r a d , qual é a amplitude da onda resultante?