Enunciado

Dois eventos observados em um sistema S possuem tempos dados por ( x 1 , t 1 ) e ( x 2 , t 2 ) , respectivamente. a) O sistema S ' se move ao longo do eixo O x com uma velocidade paenas suficeite para que esses dois eventos ocorrem no mesmo ponto em relação ao sistema S ' . Mostre que, para o sistema S ' , o intervalo de tempo ∆ t ' entre os dois eventos é dado por

∆ t ' = ∆ t 2 - ∆ x c 2

Onde ∆ x = x 2 - x 1 e ∆ t = t 2 - t 1 . Portanto, mostre que, se ∆ x > c ∆ t , não existe nenhum sistema S ' no qual os dos eventos ocorrem no mesmo ponto. O intervalo ∆ t ' algumas vezes é chamado intervalo de tempo próprio para os dois eventos. Esse termo é apropriado? b) Mostre que se, ∆ x > c ∆ t , existe um sistema S ' diferente no qual os dois eventos ocorrem simultaneamente. Calcule a distância entre os dois eventos no sistema S ' : expresse sua resposta em termos de ∆ x , ∆ t e c . Essa distância algumas vezes é chamada de distância própria. Esse termo é apropriado? c) Verifica-se que em relação a um S ' dois eventos ocorrem simultaneamente em pontos separados por uma distância igual a 2,50   m . E um segundo sistema S que se move em relaão ao sistema S ' , parece que os dois eventos estão separados por uma distância de 5,0   m . Qual é o intervalo de tempo entre os dois eventos em relação ao sistema S ? (Sugestão: aplique o resultado do item (b).)

Passo 1

a) Beleza, a gente tem as posições do sistema S e os tempos dos dois eventos. No sistema S ' esses eventos acontecem no mesmo ponto, como queremos encontrar ∆ t ' precisamos escrever as transformações de Lorentz para a posição e para o tempo dos dois eventos no sistema S ' , primeiro a posição:

x 1 ' = x 1 - u t 1 1 - u 2 / c 2

x 2 ' = x 2 - u t 2 1 - u 2 / c 2

Mas nesse sistema, os dois eventos ocorrem no mesmo ponto, então:

x 1 ' = x 2 '

E as transformações ficam:

x 1 - u t 1 = x 2 - u t 2

Vamos separar os x e os t de cada lado:

x 2 - x 1 = u ( t 2 - t 1 )

u = ∆ x ∆ t

Agora vamos escrever as transformações de tempo para o sistema S ' dos dois eventos:

t 1 ' = t 1 - u x 1 / c 2 1 - u 2 / c 2

t 2 ' = t 2 - u x 2 / c 2 1 - u 2 / c 2

E então usamos a equação de diferença entre os tempos:

∆ t ' = t 2 ' - t 1 ' = 1 1 - u 2 c 2 ( ∆ t - u ∆ x / c 2 )

Substituindo u que achamos antes:

∆ t ' = t 2 ' - t 1 ' = 1 1 - ∆ x 2 c 2 ∆ t 2 ( ∆ t - ∆ x 2 ∆ t c 2 )

E agora precisamos mexer um pouco com a cara da equação. Primeiro a gente tira MMC no denominador da raiz e passa ∆ t para cima:

∆ t ' = ∆ t ∆ t 2 - ∆ x 2 c 2 ( ∆ t - ∆ x 2 ∆ t c 2 )

E agora a gente multiplica ele pelos termos no numerador:

∆ t ' = ∆ t 2 - ∆ x 2 ∆ t ∆ t c 2 ∆ t 2 - ∆ x 2 c 2

Simplificando o ∆ t no termo negativo no numerador:

∆ t ' = ∆ t 2 - ∆ x 2 / c 2   ∆ t 2 - ∆ x 2 c 2

Se passarmos o denominador para cima com expoente - 1 / 2 , fica mais fácil de visualizar que na verdade se trata de uma subtração entre expoentes:

∆ t ' = ∆ t 2 - ∆ x 2 c 2 2 2 ∆ t 2 - ∆ x 2 c 2 - 1 2

Assim:

∆ t ' = ∆ t 2 - ∆ x 2 c 2 1 2 = ∆ t 2 - ∆ x 2 c 2

E mostramos o que o enunciado pede para a gente. Mas podemos ver que essa equação não tem solução quando ( ∆ x / c ) 2 > ( ∆ t ) 2 ou ∆ x ≥ c ∆ t , já que isso faria com que a raiz ficasse negativa, o que significa que não existe um sistema S ' onde os eventos ocorrem no mesmo ponto.

Passo 2

b) Nesse caso os eventos acontecem simultaneamente, como já sabemos as transformações temporais no sistema S ' , vamos igualar as duas: t 1 ' = t 2 '

t 1 - u x 1 / c 2 1 - u 2 / c 2 = t 2 - u x 2 / c 2 1 - u 2 / c 2

Simplificando fica:

t 1 - u x 1 c 2 = t 2 - u x 2 c 2

Agora a gente faz aquilo de novo de colocar os tempos de um lado e os x do outro para calcular u :

t 2 - t 1 = u x 2 - x 1 c 2

∆ t = u ∆ x c 2

u = c 2 ∆ t ∆ x

Pronto, precisamos expressar a diferença entre as posições dessa vez, usando as transformações para o sistema S ' que escrevemos no passo 1:

∆ x ' = x 2 ' - x 1 ' = 1 1 - u 2 c 2 ( ∆ x - u ∆ t )

E como temos u , só substituir:

∆ x ' = 1 1 - c 2 ∆ t ∆ x 2 c 2 ∆ x - c 2 ∆ t ∆ x ∆ t

Como a gente tem ∆ x no denominador na raiz, vamos tirar MMC e colocar ele para cima:

∆ x ' = ∆ x ∆ x 2 - c 2 ∆ t 2 ∆ x - c 2 ∆ t 2 ∆ x

Multiplicando o denominador pelo parêntesis:

∆ x ' = ∆ x 2 - c 2 ∆ t 2 ∆ x 2 - c 2 ∆ t 2

Agora fazemos a diferença entre os expoentes que fizemos antes:

∆ x ' = ∆ x 2 - c 2 ∆ t 2

Olhando para a raiz podemos ver que se ∆ x 2 > c 2 ∆ t 2 ou ∆ x ≥ c ∆ t , a equação tem solução real, o que significa que existe um sistema S ' onde os eventos ocorrem simultaneamente.

Os termos ‘distância própria’ e ‘intervalo de tempo próprio’ se referem a um sistema especifico S ' , para cada sistema diferente, vão existir valores de distancias e intervalos de tempo de acordo com as características de cada sistema, então faz sentido chamar esses valores de “próprios”.

Passo 3

A letra (c) dá para a gente as distâncias tanto no sistema S quanto S ' e pede o intervalo de tempo. Vamos usar a equação de intervalo que calculamos na letra (b):

∆ x ' = ∆ x 2 - c 2 ∆ t 2

Isolando ∆ t :

∆ t = ∆ x 2 - ∆ x ' 2 c

E substituindo os valores:

∆ t = 5,00   m 2 - 2,50   m 2 3,0 × 10 8   m / s = 1,44 × 10 - 8   s

Resposta

Ei, a resposta está no passo a passo :)

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Uma partícula instável em repouso espontaneamente se divide em dois fragmentos de massas desiguais. A massa do primeiro fragmento é 2,50 ×10 – 28k g e a do outro, 1,67 ×10 – 27k g . Se o fragmento mai
Calcule o momento de um elétron movendo-se com uma velocidade (a) 0,0100 c , (b)0,500 c e (c) 0,900 c .
Grandes estrelas encerram suas vidas em explosões de supernovas que produzem núcleos de todos os átomos da metade inferior da tabela periódica por meio da fusão de núcleos menores. Esse problema model
Mostre que a relação momento-energia na Equação 9.22, E 2=p 2 c 2+m c 2 2 , provém das expressões E= γ m c 2 e p= γ m u .
Grandes estrelas encerram suas vidas em explosões de supernovas que produzem núcleos de todos os átomos da metade inferior da tabela periódica por meio da fusão de núcleos menores. Esse problema model