Enunciado

Duas placas horizontais muito grandes estão a uma distância de 4,25   c m uma da outra e possuem densidade de cargas iguais, porém contrárias, de módulo σ . Você quer usar essas placas para manter fixa na área entre elas uma gota de óleo de massa 324   μ g que carrega 5 elétrons em excesso. Supondo que a gota está em um vácuo, a para que lado deve apontar o campo elétrico entre as placas e b qual seria o valor de σ ?

Passo 1

Cada placa gera um campo elétrico em volta delas que depende do sinal da carga ou, no caso, da densidade superficial de carga σ . Lembrando que o campo é dado por:

E → = 1 4 π ϵ 0 q r 2 r ^

Supondo que as placas são infinitas, o campo é dado como:

E = σ 2 ϵ 0

Onde ϵ 0 = 8,854 ∙ 10 - 12   C 2 / N m 2 .

Também podemos perceber que o campo elétrico agora não depende mais da distância entre elas e do ponto de teste.

Assim, pelo princípio da superposição dos campos elétricos, o campo resultante entre as placas será o resultado da interação entre ambos.

Passo 2

Como as placas possuem cargas opostas, possuem a mesma intensidade. Para esta situação temos:

Tal que o campo elétrico resultante entre as placas é:

E → = E → A + E → B → E = σ A 2 ϵ 0 + σ B 2 ϵ 0 → E = σ ϵ 0

E tem sentido para cima, como pode ser visto no esboço do esquema.

Além disso, como a gota sofre ação da gravidade e possui carga negativa (excesso de elétrons), a força resultante exercida pelos campos das placas deve ser para cima a fim de equilibrar a gota de óleo na área entre elas, o que faz com que o campo resultante seja para o mesmo sentido.

Resposta

Para cima

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Duas placas horizontais muito grandes estão a uma distância de 4,25c m uma da outra e possuem densidade de cargas iguais, porém contrárias, de módulo σ . Você quer usar essas placas para manter fixa n
Um capacitor de placas paralelas consiste de duas placas quadradas, de tamanho L ×L , separadas pela distância d . As placas são carregadas com cargas ± Q . Qual será o valor da razão E f / E i entre
Ordene em sequência decrescente as intensidades de campo elétrico de E 1 a E 5 nos cinco pontos indicados na FIGURA Q27.12. Explique.
Em um campo elétrico uniforme, um elétron aumenta sua velocidade de 2,0 × 10 7 m s para 4,0 ×10 7 m s ao longo de uma distância de 1,2c m . Qual é a intensidade do campo elétrico existente na região?
Uma conta de plástico de 0,10g foi carregada pela adição de um excesso de 1,0 ×10 10 elétrons. Que campo elétrico E → (módulo e direção) fará com que a conta fique suspensa no ar?