Enunciado

A figura abaixo mostra a força F x que atua sobre urna partícula de 0,500 kg. (a) Do gráfico, calcule o trabalho realizado pela força enquanto a partícula se move de x = 0,00 até os seguintes valores de x: -4,00, -3,00, -2,00, -1,00, +1,00, +2,00, +3,00, e +4,00. (b) Se a partícula parte com uma velocidade de 2,00 m/s no sentido +x, até onde ela viajará ao longo deste eixo até parar?

Passo 1

Letra (a)

O trabalho é igual à área embaixo do gráfico F x versus posição x . Que é o nosso caso! Então a gente precisa achar a área abaixo do nosso gráfico entre x = 0 e cada ponto que ele pede.

Para achar a área, não vamos integrar, porque não temos função para integrar. Vamos dividir a área abaixo do gráfico em formas mais simples de calcular a área. Podemos usar triângulos e retângulos.

Para x = - 4   m . Percebe que a força nesse intervalo tem valores positivos mas o deslocalmento foi negativo (saiu de 0 para - 4 ). Ou seja, a força está no sentido oposto do deslocamento, por isso temos trabalho negativo.

Calculando a área abaixo do gráfico no intervalo 0,4 , vemos que temos 3 triângulos de altura 2 e base 1, e temos 4 retângulos de altura 2 e base 1. A área fica:

A = 3 2 × 1 2 + 4 2 × 1 = 11

Assim o trabalho fica:

W = - 11   J

Passo 2

Vamos fazer o mesmo para x = - 3 . Aqui temos trabalho negativo também porque o deslocamento é negativo e a força é positiva.

Calculando a área abaixo do gráfico no intervalo 0 , 3 , vemos que temos 2 triângulos de altura 2 e base 1, e temos 4 retângulos de altura 2 e base 1. A área fica:

A = 2 2 × 1 2 + 4 2 × 1 = 1 0

Assim o trabalho fica:

W = - 10   J

De forma análoga, para x = - 2 o trabalho é negativo. Calculando a área de forma semelhante achamos A = 7 , assim:

W = - 7

E para x = - 1 também temos trabalho negativo que vale:

W = - 3

Passo 3

Agora para x = 1 , trabalho vai ser positivo porque o deslocamento nesse caso é positivo e a força também.

A área é um triângulo:

A = 1 2 × 2 = 1   J

Assim:

W = 1   J

Mas agora repara que para x = 2 , x = 3 e x = 4 vamos ter uma situação diferente porque a força muda de sinal durante o deslocamento. Aí o que a gente faz? Como o deslocamento é positivo, o trabalho vai ter sinal igual ao da força.

Então o que a gente pode fazer é dar sinal positivo para a área acima do eixo horizontal onde F x > 0 e sinal negativo para F x < 0 . Somando achamos o trabalho com o sinal certinho dele.

Para x = 2 , temos no intervalo 0,2 um triângulo acima do eixo horizontal e um triângulo abaixo do eixo. Então o trabalho fica:

W = 2 × 1 2 - 2 × 1 2 = 0   J

Pesando parecido para x = 3 :

W = 2 × 1 2 - 2 × 1 2 - 2 × 1 = - 2 J

E para x = 4 :

W = 2 × 1 2 - 2 × 1 2 - 2 × 1 - 2 × 1 2 = - 3 J

Colocando tudo que a gente achou numa tabelinha:

Passo 4

Letra (b)

Então a gente quer saber o quanto a partícula viaja até parar, ou seja, até termos v = 0 .

Se a rapidez dela é zero no repouso, a energia cinética também. Então podemos dizer que queremos saber onde sua energiua cinética zera depois que ela sai da origem indo no sentido positivo, já que sua velocidade na origem é positiva.

Cara, falou de trabalho e rapidez no mesmo contexto, cê pensa logo no teorema do trabalho-energia cinética. Olha a expressão dele:

W t o t a l = E c f - E c 0

Isso diz que o trabalho total feito em uma partícula é igual à variação de energia cinética. No nosso caso, a energia cinética final é nula, então:

W t o t a l = - E c 0

Passo 5

No ponto inicial, em x = 0 , a energia cinética é:

E c = 1 2 m v 2

Ele dá a velocidade e a massa da partícula nesse ponto, então podemos substituir:

E c 0 = 1 2 0,5 2 2 = 1   J

O teorema fica:

W t o t a l = - E c 0

W t o t a l = - 1   J

Passo 6

Agora a gente precisa ver até que ponto no sentido positivo temos o trabalho total de W = - 1 J .

Percebe que no intervalo 0,2 temos um trabalho total de W = 0   J . Já no intervalo 2,3 a área abaixo do gráfico nos dá um trabalho de W = - 2   J . Como temos uma variação linear da força, na metade de 2,3 , em x = 2,5   m , vamos ter W = - 1   J .

Aí repara que se 0,2 W = 0   J e que 2 ,     2.5 W = - 1   J , o trabalho total no intervalo 0 ,     2.5 vai ser

W = - 1 J

Que é o trabalho que indica que a partícula parou!

Então ela para em x = 2,5   m .

Resposta

Letra (a):

Letra (b): x = 2,5   m

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Você aplica uma força constante F → = - 68,0N i ^ + 36,0N j ^ a um carro de 380k g enquanto o carro percorre 48,0m a 240,0 ° em sentido anti-horário a partir do eixo x positivo. Qual é o trabalho real
Em uma fazenda, você está empurrando um porco teimoso com uma força horizontal constante de módulo 30,0N a 37,0 ° em sentido anti-horário a partir do eixo x positivo. Qual é o trabalho realizado por e
Usando um cabo com tensão de 1350N , um caminhão-reboque puxa um carro por 5,0k m ao longo de uma estrada horizontal. (a) Qual o trabalho realizado pelo cabo sobre o carro, se ele o puxa horizontalmen
Você empurra um livro de física por 1,5m sobre uma mesa horizontal com um impulso horizontal de 2,40N , enquanto a força de atrito em oposição é de 0,600N . Qual é o trabalho realizado por cada uma da
Quando uma força constante atua paralelamente ao deslocamento, como podemos dobrar o trabalho realizado por uma força que se reduza à metade de seu valor?