Enunciado

Uma lente biconvexa é feita de vidro com índice de refração 1,5. Uma das superfícies tem u raio de curvatura duas vezes maior que a outra e a distancia focal da lente é 60   m m . Determine ( a ) o menor raio de curvatura; ( b ) o maior raio de curvatura.

Passo 1

(a) Bom, temos dois raios de curvatura diferentes, o índice de refração, e a distância focal, vamos usar a equação do fabricante de lentes para resolver a questão:

1 f = n - 1 1 r 1 - 1 r 2

Como o raio de curvatura de uma lente é o dobro da outra r 2 = - 2 r 1 , o sinal é negativo porque a primeira superfície é convexa quando os raios chegam nela, e a segunda será côncava, fazendo o sinal ficar negativo, a equação então fica:

1 f = n - 1 1 r 1 + 1 2 r 1 = n - 1 3 2 r 1 = 3 ( n - 1 ) 2 r 1

Passo 2

Isolando r 1 a gente fica com:

r 1 = 3 f n - 1 2

Substituindo os valores:

r 1 = 3 ( 60   m m ) 1,5 - 1 2 = 45   m m

Passo 3

(b) Para encontrarmos o valor do raio de curvatura da outra lente, basta a gente usar a relação do Passo 2:

r 2 = - 2 r 1

Então:

r 2 = - 2 45   m m

r 2 = - 90   m m

Ou, se quisermos o valor absoluto, fica:

r 2 = 90   m m

Resposta

a   r 1 = 45   m m

b   r 2 = 90   m m

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Uma lente é feita de vidro com índice de refração 1,5 . Um dos lados é plano e o outro convexo, com um raio de curvatura de 20c m . ( a ) Determine a distância focal da lente. ( b ) Se um objeto é col
Um objeto é colocado no centro de uma lente delgada e deslocado ao longo do eixo central até uma distância de 70c m da lente. Durante o movimento a distância i entre a lente e a imagem do objeto é med
Uma câmara de cinema com uma lente (única) de distância focal 75m m é usada para filmar uma pessoa de 1,80m de altura a uma distância de 27m . Qual é a altura da imagem da pessoa no filme?
Você produz uma imagem do Sol em uma tela usando uma lente delgada com uma distancia focal de 20,0c m . Qual é o diâmetro da imagem? (Os dados a respeito do Sol estão no Apêndice C.)
Um objeto é colocado no centro de uma lente delgada e deslocado ao longo do eixo central. Durante o movimento, a distância i entre a lente e a imagem do objeto é medida. A Fig. 34-40 mostra o resultad