Enunciado

Miniburacos negros. Talvez existam miniburacos negros no universo, produzidos logo após o big bang. Se um desses objetos, com massa de 1 × 10 11 k g (e um raio de apenas 1 × 10 - 16 m ) se aproximasse da Terra, a que distância da sua cabeça a força gravitacional do minibburaco seria igual à da Terra?

Passo 1

Bom, como o próprio problema diz, temos que descobrir a que distância da Terra a sua força gravitacional se iguala com a força da gravidade terrestre. Nessa situação hipotética, poderia dizer que você flutuaria.

Beleza, igualando as forças de atração gravitacional, a gente tem

G M T m R T 2 = G M B m r 2

onde M T é a massa da Terra, M B é a massa do buraco negro e R T é o raio da Terra. Logo, basta isolar r e calcular seu valor. Fica assim

r = G M B g ≈ 0.8 m

onde g é a aceleração da gravidade terrestre. Então, a distância é de 0,8 m.

Resposta

A uma distância de aproximadamente 0,8 m.

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Uma sonda espacial de 3,0 kg experimenta uma força de 12Ni ^ , ao passar pelo ponto P . Qual é o campo gravitacional no ponto P ?
O campo gravitacional em um certo ponto é dado por g → = 2,5 ∙ 10 - 6N / k g j ^ . Qual é a força gravitacional sobre um corpo de 0,0040k g localizado nesse ponto?
O Sol e a Lua exercem, ambos, forças gravitacionais sobre os oceanos da Terra, provocando marés. (a) Mostre que a razão entre a força exercida sobre uma partícula pontual na superfície da Terra pelo S
Uma nave exploratória larga dois pequenos robôs sondas sobre a superfície de uma estrela de nêutrons. A massa da estrela é a mesma do Sol, mas seu diâmetro é de apenas 10k m . As sondas estão ligadas
Utilizando os dados do problema anterior, calcule que fração da distância Terra-Lua é preciso percorrer para que a atração gravitacional da Terra seja compensada pela da lua.