Enunciado

Se um objeto estivesse a 25 cm na frente dos olhos nus de uma pessoa miopia, uma imagem:

  1. Seria formada atrás da retina se não fosse pelo fato de a luz ser bloqueada (pelo fundo do globo ocular) e a lente de contato corretiva deveria ser convexa.
  2. Seria formada atrás da retina se não fosse pelo fato de a luz ser bloqueada (pelo fundo do globo ocular) e a lente de contato corretiva deveria ser côncava.
  3. É formada na frente da retina e a lente de contato corretiva deveria ser convexa.
  4. É formada na frente da retina e a lente de contato corretiva deveria ser côncava.

Passo 1

Bem, meus caros, devemos dizer qual é a alternativa correta.

Os músculos oculares de uma pessoa que tem miopia carecem da habilidade de aumentar, o suficiente, a distância focal da lente do olho para formar uma imagem na retina do olho. Uma lente côncava traria a imagem para trás e, assim, chegaria até a retina.

Alternativa correta: D)

Resposta

D )

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Na Fig. 34-50, uma caixa se encontra sobre o eixo central da lente convergente delgada, em algum ponto à esquerda da lente. A imagem I m da caixa, produzida pelo espelho plano, está 4,00c m à direita
A expressão 1 / p+ 1 / i = 1 / f é chamada de forma gaussiana da equação das lentes delgadas. Outra forma da expressão, a forma newtoniana, é obtida considerando como variáveis a distância x do objeto
Duas lentes delgadas de distância focais f 1 e f 2 estão em contato. Mostre que são equivalentes a uma única lente delgada com distância focal f = f 1 f 2 ( f 1 + f 2 )
Sistema de três lentes. Na Fig. 34-48, o boneco O (o objeto) está sobre o eixo central comum de três lentes delgadas simétricas, que estão montadas nas regiões limitadas por linhas tracejadas. A lente
Uma mosca de altura H está sobre o eixo central da lente I . A lente forma uma imagem da mosca a uma distância d = 20c m da mosca; a imagem é não invertida e tem uma altura H f = 2,0 H . Determine (a)