Enunciado

Uma placa de um quarto de onda converte luz linearmente polarizada em luz circularmente polarizada. Prove que uma placa de um quarto de onda também converte luz circularmente polarizada em luz linearmente polarizada.

Passo 1

Primeiro, vamos lembrar o que significa dizer que uma luz é circularmente polarizada.

Bom, quer dizer que temos a superposição de ondas linearmente polarizadas em duas direções perpendiculares, com diferença de fase de 90 ° , ou seja, 1 / 4 de ciclo.

Agora, vamos entender o que é uma placa de um quarto de onda. Essa placa altera a fase relativa entre as componentes de polarização em 90 ° .

Passo 2

Então pensa aqui comigo: a luz circulamente polarizada tem ondas linearmente polarizadas em direções perpendiculares e com diferença de fase de 90 ° . A placa de ¼ de onda vai alterar a fase dessas componentes em 90 ° , então agora, as componentes vao estar com uma fase relativa de 180 ° .   Ou seja elas vao estar linearmente polarizadas.

Resposta

Ei, a resposta está no passo a passo :)

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Um raio de luz que está se propagando na água (índice de refração 1,33) incide em uma placa de vidro cujo o índice de refração é 1,53. Para qual ângulo de incidência a luz refletida é totalmente polar
(a) Para que ângulo de incidência a luz refletida na água é totalmente polarizada? (b) Esse ângulo depende do comprimento de onda da luz?
Na figura 33-64, um raio luminoso que estava se propagando no ar incide em um matéria 2 com um índice de refração n 2 = 1,5 . Abaixo do material 2 está o matéria 3, com um índice de refração n 3 . O r
Determine (a) o limite superior e (b) o limite inferior do ângulo de Brewster para uma luz branca incidindo em quartzo fundido. Suponha que os comprimentos de onda da luz estejam entre 400 e 700nm.
Quando uma luz vermelha que está se propagando no vácuo incide em uma placa de vidro com o ângulo de Brewster, o ângulo de refração é 32,08 . Determine (a) o índice de refração do vidro e (b) o ângulo