Enunciado

Um projétil é disparado a 35 ° acima da horizontal. Quaisquer efeitos devidos à resistência do ar são desprezíveis. No ponto mais alto da trajetória, a sua velocidade é 20   m / s . A velocidade inicial tem uma componente horizontal de (a) 0   m , (b) 20 m s cos ⁡ 35 ° , (c) 20 m s sen ⁡ 35 ° , (d) 20 m s cos ⁡ 35 ° , (e) 20   m / s .

Passo 1

Quando um projétil é disparado com certo ângulo acima da horizontal, o que podemos afirmar sobre a sua velocidade no topo da trajetória?

Ela é totalmente horizontal, essa é a primeira informação importante dessa questão.

Passo 2

Como podemos usar isso para calcular a componente horizontal da velocidade inicial?

Precisamos lembrar que ao longo de toda a trajetória, a única aceleração existente é a gravitacional, que é sempre vertical para baixo. Em outras palavras, a componente horizontal da velocidade nunca muda.

Como no topo da trajetória a velocidade é totalmente horizontal, podemos deduzir que a velocidade nesse instante é igual à componente horizontal da velocidade em qualquer outro ponto da trajetória.

v 0 x = 20   m / s

Resposta

Letra (e).

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Um carro se desloca a 30 m/s saindo de um posto de gasolina enquanto sobe por uma pista inclinada em 20 ° com o motor desligado. Até que altura ele subirá na rampa antes de começar a rolar de volta?
Um esquiador está deslizando a 3,0 m/s sobre uma pista de neve horizontal e sem atrito. Subitamente, ele começa a descer uma rampa com inclinação de 10 ° . Na base da mesma, sua rapidez é de 15 m/s.a.
Um velejador deixa uma chave-inglesa cair de cima do mastro vertical de um veleiro enquanto esse se move rápida e regularmente direto para frente. Que local a chave-inglesa vai atingir do convés?a) a
Um estudante lança uma pesada bola vermelha horizontalmente da varanda de um prédio alto com velocidade inicial v i . Ao mesmo tempo, outro estudante deixa cair uma bola azul, mais leve, da varanda. D
Um jogador de futebol chuta uma pedra horizontalmente de um penhasco de 40,0 m de altura para dentro de uma piscina. Se o jogador ouve o som do respingo da água 3,00 s mais tarde, qual foi a velocidad