Enunciado

Para um projétil, quais das seguintes grandezas são constantes durante o vôo: x ,   y ,   r ,   v x ,   v y ,   a x   o u   a y ? Quais dessas grandezas são nulas durante o vôo?

Passo 1

Um projetil é um objeto que se move em duas dimensões a partir do momento que é lançado, ou seja, quando é arremeçado. É desprezado a resistência do ar e há única influencia é a da gravidade.

A gravidade exerce força apara baixo, e todos sabemos que objetos soltos a partir do repouso caem verticalmente para baixo, e nçao, lateralmente. Assim, é considerável justificar que um projetil não possui aceleração horizontal e que sua aceleração vertical é, simplesmente, a queda livre, assim nós temos que:

a x = 0

e

a y = - g   ( m o v i m e n t o   d e   p r o j é t e i s )

Passo 2

Uma análise do lançamento oblíquo deve ser feita levando em consideração o movimento executado no eixo vertical (eixo y) e o movimento horizontal (eixo x). Quanto movimento no eixo y, a preocupação será determinada pela altura máxima atingida pelo corpo, por conta da atuação do eixo neste eixo ou movimento será uniformemente variado. As medidas de movimento no eixo x podem determinar o alcance horizontal do lançamento, isto é, a distância entre os pontos de partida e chegada. Horizontalmente, o movimento será retilíneo e uniforme.

Passo 3

Vamos desenhar um movimento de projétil que se move em trajetória parabólica aqui, para visualizarmos melhor, vamos também decompor o vetor velocidade para entendermos o que está acontecendo:

Suponha que os vetores velocidade são mostrados a cada 1 segundo:

o componente vertical da velocidade diminui em 9,8   m / s a cada segundo;

o componente horizontal da velocidade é contante durante o movimento, note que ele não muda.

Quando a partícula retorna a altura inicial, tem o sinal oposto do seu valor inicial.

Passo 4

Como r seria a posição do objeto, ou seja:

r = x 2 + y 2

Podemos afirmar que, num movimento parabólico:

x , y e r variam.

Passo 5

Com toda a nossa analise podemos concluir que:

x , y e r e v y variam e v x , a y e a x são constante.

Uma vez que a x = 0 .

Resposta

  1. v x , a y e a x são constante
  2. a x = 0 , ou seja, nula
Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Um vaso de flores cai do parapeito de um apartamento. Uma pessoa, em um apartamento abaixo, coincidentemente de posse de um sistema de cronometragem ultra-rápido e preciso, percebe que o vaso leva 0,2
Um parafuso se desprende da base de um elevador que está subindo com uma velocidade constande de 6,0 m/s. O parafuso atinge o fundo do poço do elevador em 3,0 s. (a) A que altura do fundo do poço esta
Um objeto é largado do repouso de uma altura h. Durante o último segundo de queda ele percorre uma distância de 38 m. Determine h.
A barata de estalo pode se projetar verticalmente com uma aceleração de cerca de 400g (uma ordem de grandeza maior que a suportável pelos humanos!). Ela salta “desdobrando” suas pernas de 0,60 cm de c
Em t = 0 , uma pedra é largada do topo de um penhasco, acima de um lago. Outra pedra é atirada para baixo, 1,6 s após, do mesmo ponto e com uma rapidez inicial de 32 m/s. As duas pedras atingem a água