Superaquecimento. (a) De quanto a temperatura do corpo do ciclista do Problema 17.89 aumentaria em uma hora se ele não pudesse se livrar do calor excessivo? (b) Esse aumento de temperatura é grande o suficiente para ser relevante? Para descobrir, qual seria a temperatura equivalente a uma febre, em °F? (Lembre-se de que a temperatura interna do corpo é 98,6 °F e o calor específico do corpo é 3.480 J/kg · °C.)

Passo 1

Fala galera, bora lá! Para resolvermos este problema é necessário entendermos sobre o assunto transferência de calor, descrito na seção 17.5 deste capitulo. A expansão térmica é a propriedade presente nos materiais, onde suas dimensões mudam com a variação da temperatura.

(a) A quantidade de calor é dada pela multiplicação da massa, calor específico e diferença de temperatura. Isolando a diferença de temperatura teremos.

Q = m c Δ T

Δ T = Q m c

Passo 2

A partir disso, encontraremos a diferença de temperatura aplicando os valores dados no problema.

Δ T = 1,44 × 10 6 70 3480

Portanto, a diferença de temperatura, é:

Δ T = 5,9   ° C

Passo 3

(b) Com o valor da temperatura calculado no passo anterior, iremos agora transformar da escala Celsius para Fahrenheit.

Δ T = 5,9   ° C   9   ° F 5   ° C

Δ T = 10,6   ° F

Passo 4

A temperatura normal do corpo humano em Fahrenheit é cerca de 98,6   ° F , somando mais o aumento de temperatura encontrado no item (a), teremos:

T = 98,6 + 10,6

T = 109,2   ° F

Portanto, o acréscimo de temperatura no corpo do ciclista seria prejudicial à saúde dele, sendo que a temperatura normal seria de 98,6   ° F .

Resposta

  1. A diferença de temperatura é:
  2. Δ T = 5,9   ° C

  3. O acréscimo de temperatura no corpo do ciclista seria prejudicial à saúde dele, sendo que a temperatura normal seria de 98,6   ° F .

Exercícios de Livros Relacionados