Enunciado

Suponha que você tente medir 100 g de sal usando uma balança de cozinha para realizar a medição dentro de um foguete que está subindo e acelerando. A quantidade de sal medida é muito maior, muito menor ou igual à correta? Explique.

Passo 1

Essa é uma situação bem inusitada, né? Mas ela poderia ser reproduzida de forma bem similar em um elevador!

Já sentiu a sensação de, quando o elevador começa a acelerar pra subir, de que você fica um pouco mais pesad@? A mesma sensação você deve ter quando o elevador está descendo e começa a frear porque chegou no andar escolhido.

A sensação análoga é quando o elevador vai subindo pro seu andar e desacelera quando chega: você se sente um pouco mais leve, como se fosse flutuar. A mesma sensação de quando você entra e o elevador começa a descer.

Tente perceber essas sensações você vai ver que não estamos loucos :P.

Passo 2

Tomando ciência disso, saiba que isso tem uma explicação física.

Um foguete subindo e acelerando te daria a mesma sensação que no elevador subindo e acelerando: quem está dentro tem a sensação de estar mais pesado. E de fato está!

A força peso fica momentaneamente maior que a força normal (de contato com o chão/superfície). Quanto mais vigorosa for a aceleração pra cima, maior vai ser esse aumento da força peso.

Se você pudesse subir em um foguete em cima de uma balança, iria comparar seu peso no solo com seu peso no momento da subida: este esaria maior que no solo. E isso vale pra toda e qualquer massa que você pesar na balança. O peso estaria maior.

Concluímos então que a massa de sal medida pela balança no momento da subida acelerada do foguete seria maior que a correta, já que a balança mede a força peso e a converte em massa por um algoritmo interno. Estando o peso maior, a massa será maor também!

Resposta

Muito maior!

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Enquanto a dançarina está no ar e mantendo uma pose fixa, qual é o módulo da força que seu pescoço exerce sobre sua cabeça? (a) 0 N; (b) 60 N; (c) 120 N; (d) 180 N.
Dançarinas experimentam grandes forças associadas aos saltos que elas fazem. Por exemplo, quando uma dançarina para depois de um salto horizontal, a força exercida sobre a cabeça pelo pescoço precisa
Você aterrissou em um planeta desconhecido, Newtônio, e deseja saber o peso dos objetos lá. Quando você empurra uma certa ferramenta, partindo do repouso, sobre uma superfície horizontal sem atrito e
Após um exame anual, você sai do consultório do seu médico, onde pesava 683 N. Depois entra em um elevador que, convenientemente, possui uma balança. Ache o módulo, a direção e o sentido da aceleração
Você é o capitão de uma frota estelar seguindo destemidamente para onde nenhum homem jamais chegou. Você pousa em um planeta muito distante e visita um laboratório de teste de engenharia. Em um experi