Enunciado

Você tenta esfriar a cozinha de sua casa deixando a porta da geladeira aberta. O que ocorrerá? Por quê? Esse resultado seria o mesmo que o obtido se você deixasse aberta a tampa de uma caixa de isopor cheia de pedras de gelo? Caso os resultados sejam diferentes, explique a razão dessas diferenças.

Passo 1

E aí meus queridos? Tudo certinho?

“Operador! Me dê o número do responde ai!.... Preciso resolver essa questão”

Sabendo que tentamos deixar aberta a porta da geladeira, com o intuito de resfriar a cozinha, o enunciado nos questiona o que ocorrerá, e o motivo para darmos essa resposta.

Podemos afirmar que a geladeira está extraindo a energia térmica de um objeto mais frio e passando para um mais quente, porém, pela segunda lei da termodinâmica, isso só é possível se ocorrer trabalho no sistema, que seria somando ao calor trocado.

Com isso, a energia térmica total do sistema aumentaria. Então, se deixarmos a porta da geladeira aberta, depois de um certo tempo, a temperatura do ambiente na realidade aumentaria.

Passo 2

No caso da caixa de isopor com a tampa aberta, sabemos que não há trabalho sendo realizado por forças externas, e o fluxo de calor é do objeto mais quente para o objeto mais frio.

Com isso, depois de um certo tempo, a temperatura do ambiente diminuiria.

Portanto, se deixarmos a porta da geladeira aberta, depois de um certo tempo, a temperatura do ambiente aumentaria.

Já se utilizássemos uma caixa de isopor com a tampa aberta, depois de um certo tempo, a temperatura do ambiente diminuiria.

"Se algo é difícil de fazer, vale a pena ser feito!"

Resposta

Vide a explicação.

Exercícios de Livros Relacionados

A figura abaixo, onde A B e C D são adiabáticas, representa o ciclo de Otto, esquematização idealizada do que ocorre num motor a gasolina de 4 tempos: A B representa a compressão rápida (adiabática) d
Uma usina elétrica experimental no Laboratório de Energia Natural do Havaí gera energia elétrica a partir do gradiente de temperatura do oceano; a água da superfície está a 27° C e a água em profundid
Calcule a eficiência térmica da máquina que usa n moles de um gas ideal diatômico e executa o ciclo 1 → 2 → 3 → 4 → 1 mostrado na Figura 20.27.
Uma máquina térmica funciona seguindo o ciclo mostrado na Figura 20.26. A substância de trabalho é 2,0m o l s de gás hélio, que atinge uma temperatura máxima de 327° C . considere o hélio um gas ideal
Uma usina termelétrica alimentada pela queima de carvão produz uma potencia mecânica de 1000 MW com uma eficiência térmica de 40,0 % . a) Qual é a taxa de fornecimento de calor para a usina? b) O carv