Enunciado

Uma gota de óleo cai diretamente para baixo a partir do motor de um carro em movimento na estrada a cada 5   s . A Figura PO2.1 mostra o padrão das gotas deixado no asfalto. Qual é a velocidade escalar média do carro nesta seção do seu movimento?

a) 20 m/s

b) 24 m/s

c) 30 m/s

d) 100 m/s

e) 120 m/s

Passo 1

A velocidade média V m de um corpo ao longo de um percurso é dada pela razão entre o tamanho do percurso, d , e o tempo t levado pra percorrê-lo. Escrevemos então:

V m = d t

Se, durante o percurso medido, o carro derramou 6 gotas de óleo, como a gente pode ver na figura, e, se cada gota foi derramada num intervalo de tempo constante de 5 segundos, houve então 5 intervalos (espaços “vazios” entre cada gota) de 5 segundos desde a 1 ª até a 6 ª gota.

Cinco intervalos de 5 segundos totalizam 25 segundos, certo?

E se o deslocamento d foi de 600   m , como mostra a figura, ao longo de t = 25   s , a gente pode calcular a velocidade média:

V m = 600   m 25   s = 24   m / s

Resposta

Alternativa b) 24   m / s

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Considere o caso mais geral do problema de Zenão. As velocidades de Aquiles e da tartaruga são respectivamente, v A e v t e a corrida começa com a tartaruga à distância d à frente de Aquiles. Quanto t
Tomando movimento orbital da Lua em torno da Terra como circular uniforme de raio 3,82 × 10 8m e período de 27,3 dias, calcule a aceleração centrípeta da Lua.
Refaça o exercício 2.1 para o caso (proposto por Zenão) em que Aquiles faz 10m / s e a tartaruga 1m / s .
Dois automóveis viajam com velocidades médias de, respectivamente, 80k m / h e 100k m / h . O carro mais veloz está no k m220 enquanto o outro está no k m210 . Em que quilômetro provavelmente ocorreu
A tartaruga começa a corrida 100m à frente de Aquiles. Este corre à velocidade de 10,0m / s , o dobro da velocidade da tartaruga. (A) Quanto tempo Aquiles leva para alcançar a tartaruga? (B) Quanto te