Exercícios Resolvidos de Lei da Reflexão

Halliday, Resnick, Jearl Walker, Fundamentos de física, volume 4: Óptica e Física Moderna, 8ª ed. Rio de Janeiro: LTC, 2009, pp 27-8

A Fig.33-33 mostra as reflexões múltiplas de um raio luminoso em um corredor de vidro no qual as paredes são paralelas ou perpendiculares entre si.

Se o ângulo de incidência no ponto a é 30 ° , quais são os ângulos de reflexão do raio luminoso nos pontos b , c , d , e e f ?

Passo 1

Como o ângulo de incidência em a é de 30 ° , então o ângulo de reflexão também vai ser de 30 ° .

Além disso, sendo o espelho em a paralelo ao espelho em b , o ângulo que o raio que sai de um ponto e vai pro outro faz com a normal em b vai ser 30 ° , sendo o ângulo de reflexão também igual a 30 ° .

MOSTRAR SOLUÇÃO COMPLETA

Passo 2

Podemos formar um triângulo retângulo com os pontos b e c , que nos diz que como o ângulo de reflexão em b é 30 ° , o ângulo de incidência em c é de 60 ° , assim como seu ângulo de reflexão.

De c para d , o ângulo de incidência é o mesmo (por ambos os espelhos serem paralelos), sendo o mesmo ângulo de reflexão, 60 ° .

Passo 3

Agora, faremos dois triângulos retângulos consecutivos. O primeiro é com o raio que sai de d e vai para e . O ângulo de incidência e de reflexão em e serão 30 ° .

O segundo é com o raio refletido em e e incidente em f . O ângulo de incidência em f vai ser 60 ° , assim como seu ângulo de reflexão.

Passo 4

Para ilustrar o procedimento que fizemos, veja aqui o diagrama:

Resposta

Ângulos de reflexão:

b → 30 °

c → 6 0 °

d → 6 0 °

e → 30 °

f → 6 0 °

Esse conteúdo é exclusivo para cadastrados.

Cadastre-se grátis no maior portal de exatas do Brasil!

Relaxa, não vamos publicar nada no seu nome.

  • Resumões direto ao ponto
    Resumões
    direto ao ponto
  • Exercícios resolvidos passo a passo
    Exercícios resolvidos
    passo a passo
  • Videoaulas incríveis
    Videoaulas
    incríveis
  • Aulões Salva-Vidas
    Aulões
    Salva-Vidas