Enunciado

Determine a força de compressão C exercida sobre a lata para uma força aplicada P = 50   N quando o esmagador de latas está na posição mostrada. Note que existem duas conexões A B e duas A O D , com um par de conexões de cada lado da parte fixa do esmagador. Além disso, o pino B está na linha vertical central da lata. Finalmente, note que as pequenas projeções quadradas E da garra móvel se deslocam nos rasgos internos da amarração fixa.

Passo 1

Vamos isolar a garra móvel e a conexão A O D em diagramas de corpo livre, para analisar as forças atuantes sobre eles. Na garra móvel temos a força causada por A B , a reação em E e um possível momento causado pela fixação em E (já que a fixação é quadrada, impede o giro). Para a conexão A O D , temos forças desconhecidas em O a força causada por A B e P . Consideramos como se cada par de conexões fizesse uma força só:

Passo 2

Primeiro, olhando para a conexão A O D , podemos achar A B diretamente fazendo o momento em torno de O ser zero. Usamos as distâncias dadas pelo enunciado:

∑ M O = 0 ⇒ A B cos ⁡ 5 ° 70 - A B sen ⁡ 5 ° 65 - 50 cos ⁡ 10 ° 330 - 50 sen ⁡ 10 ° 83 = 0

⇒ 64,07   A B - 16970 = 0 ⇒ A B = 16970 64,07

⇒ A B = 264,9   N

Passo 3

Pela soma das forças verticais para a garra móvel:

∑ F y = 0 ⇒ C = A B cos ⁡ 5 °

⇒ C = 264,9 cos ⁡ 5 °

⇒ C = 263,9   N

Resposta

C = 263,9   N

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Determine a força no cilindro A B devida ao peso combinado da caçamba e do operador. A massa combinada é de 180 kg, com centro de massa em G .
O elevador para carros permite que o carro seja movido para a plataforma, após o que as rodas traseiras são levantadas. Se o carregamento devido a ambas as rodas trazeiras vale 6 kN, determine a força
O trem de pouso do avião consiste no cilindro D com pistão hidráulico e mola, e nas duas conexões articuladas O B e C B . Se a roda está se movendo ao longo da pista a velocidade constante e suportand
Determine o momento da força F em relação ao ponto O . A força possui ângulos de direção coordenados de α = 60 ° , β = 120 ° , γ = 45 ° . Expresse o resultado como vetor cartesiano.
Determine a intensidade do momento da força F C em relação ao eixo das dobradiças a a da porta.