Enunciado

Determine a força P necessária para suportar  a massa  de  20  kg  usando  a  talha  do  tipo   “Spanish Burton”. Além disso, quais  são  as  reações nos  ganchos de apoio A, B e C?

Passo 1

Oi oi, meu xuxuzinho!! Tudo bem com você?? Como está a família?? Tudo na paz?? Então vamos lá Vamos analisar o que a nossa questão nos pede e matar essa em 10 minutos?? Bora. Bom, nosso enunciado nos pede para analisarmos a figura e dizermos qual a força a partir do eixo. Parece muita coisa, mas é tranquilo. Partiu??

Passo 2

Ok, nosso primeiro passo vai ser lembrar que, numa polia, a força exercida para cada parte da corda na tração tem seu valor correspondente no eixo dela, ok?? Então vamos lá...

∑ F x = 0

∑ F y = 0

Tá, mas agora a gente precisa descobrir nossas variáveis primeiro para cada polia.

∑ F a y = 0

T 1 - 2 P = 0

T 1 = 2 P

Eaii?? Chegou bem até aqui?? Então bora substituir os valores e continuar nossa conta.

∑ F b y = 0

T 2 - P - 2 P   = 0

T 2 = 3 P

∑ F c y = 0

T 3 - 2 P - 4 P = 0

T 3 = 6 P

Passo 3

Pronto!! Agora vamos jogar tudo lá na nossa formulinha e achar nossos valores!!

∑ F b l o c o - y = 0

4 P - 20 × 9,81 = 0

P = 49,05   N

Resposta

P = 49,05   N

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Determine a aceleração de cada bloco da Figura 5.71 em função de m 1 , de m 2 e de g . Não existe nenhum atrito em nenhuma parte do sistema.
No sistema da figura, m 1 = 1K g ,m 2 = 3 K gem 3 = 2K g , e as massas das polias e das cordas são desprezíveis. Calcule as acelerações a 1 ,a 2ea 3 das massas m 1 ,m 2em 3 , e a tensão T da corda.
Para a situação da FIGURA PD7.51, obtenha uma expressão para a aceleração de m 1 . Considere a mesa desprovida de atrito.Sugestão: reflita cuidadosamente sobre o vínculo de aceleração.
Quanto vale a aceleração do bloco de 2,0 kg sobre a mesa livre de atrito da FIGURA PD7.52?Sugestão: reflita cuidadosamente sobre o vínculo de aceleração.
43. Os centenários elevadores de Valparaíso, no Chile, são pequenos bondes que sobem e descem as ruas inclinadas. Como mostra a FIGURA P7.43, um elevador sobe enquanto outro desce. Os vagões usam um a