Enunciado

Determine a reação no rolete F para o suporte carregado mostrado

Passo 1

Vamos encontrar a reação fazendo o diagrama de corpo livre para cada corpo e resolvendo as equações de equilíbrio, prestando atenção às forças de ação e reação entre os corpos. Não precisamos representar B D pois é um elemento de duas forças, ou seja, tem uma força em cada ponta de mesmo módulo, com mesma direção e sentidos contrários. Vamos desconsiderar os pinos, fazendo como se as barras fizessem força diretamente umas nas outras. Vamos representar as barras A C e D E :

Passo 2

Temos para a D E   barra 4 forças desconhecidas, então não conseguimos resolver as equações só com essa barra. Precisamos achar a força B D através da outra barra. Achamos ela diretamente calculando o momento em torno de A , pois evitamos as forças desconhecidas nesse ponto e trabalhamos apenas com B D como incógnita. Então:

∑ M A = 0 ⇒ B D sen ⁡ 60 ° 0,5 = 250 0,8 ⇒ B D = 200 0,5 sen ⁡ 60 ° = 800 3   N

Agora indo para a outra barra, vemos que se fizermos o momento em torno de E só teremos como incógnitas B D (que já foi encontrado) e F que queremos achar:

∑ M E = 0 ⇒ B D sen ⁡ 60 ° 0,4 = F 0,2

Substituindo o valor de B D já encontrado e o seno:

800 3 ⋅ 3 2 ⋅ 0,4 = 0,2 F ⇒ 160 = 0,2 F ⇒ F = 800   N  

Resposta

F = 800   N  

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Determine o momento da força F = 600 N em relação ao ponto A.Fonte: Estática Mecânica para Engenharia – 14ª ed
A força F = {6i + 8j + 10k} N cria um momento em relação ao ponto O de M O = {-14i + 8j + 2k}N m. Se a força passa por um ponto tendo uma coordenada x de 1 m, determine as coordenadas y e z do ponto.
Determine a intensidade do momento da força F = 50 i - 20 j - 80 kN em relação à linha de base B C do tripé.
Determine os ângulos diretores coordenados α ,βeγ da força F, de modo que o momento de F em relação à O seja zero.Fonte: Estática Mecânica para Engenharia – 14ª ed
A escora AB do tampão com 1 m de diâmetro exerce uma força de 450 N no ponto B. Determine o momento dessa força em relação ao ponto O.Fonte: Estática Mecânica para Engenharia – 14ª ed