Enunciado

Como resultado de um vento, que sopra normal ao plano de uma placa retangular, uma pressão uniforme de 175   N / m ²  é aplicada na direção conforme a figura. Determine o momento da força resultante sobre o ponto  O . Expresse seu resultado como um vetor usando as coordenadas mostradas.

Passo 1

E aí meus queridos, tudo bem com vocês? Preparados pra mais uma questãozinha?

Prestem bastante atenção que essa questão é bem rapidinha, porém, precisa de um pouco da nossa atenção para que a gente não se perca no meio do caminho. Se liga só, nos foi fornecido que a pressão sobre a placa é uniforme e, por esse fato, conseguimos descobrir o valor da força aplicando a seguinte fórmula

P = F A

Onde A é a nossa área do retângulo que para esse caso vai ser dada por

A = 0,6 m ⋅ 0,75 m = 0,45 m 2

Dessa forma, podemos encontrar a força que será dada por

F = P ⋅ A = 175 N m 2 ⋅ 0,45   m 2 = 78,75   N

Passo 2

Beleza, já temos a força que utilizaremos para calcular o momento, porém, precisamos saber onde coloca-la para que, de fato, consigamos calculá-lo. Sendo assim, quando estivermos trabalhando com uma placa retangular, o momento se concentrará no centro dessa placa que para esse caso se dará no ponto

0,1375,0

Para calcularmos o momento vamos utilizar a seguinte fórmula

M = F ⋅ d

Onde d representa a distância perpendicular até o ponto que nos é de interesse. Sendo assim, para esse caso vamos ter

M = 78,75   N ⋅ 1,375   m ≈ 108,3   N

Pronto, falei que era rápida essa questão? já acabamos 😜

Resposta

M 0 = 108,3   N ⋅ m

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Determine a intensidade e a orientação, medida no sentido anti-horário a partir do eixo y positivo, da força resultante que atua no suporte, se FB = 600 N e θ=20 ° .
Se F1 = 300 N e θ=10 ° , determine a intensidade da força resultante que atua sobre o suporte e sua direção, medida no sentido anti-horário a partir do eixo positivo x’.
Três forças atuam sobre o suporte. Determine a intensidade e a direção de F1, de modo que a força resultante seja direcionada ao longo do eixo x’ positivo e tenha uma intensidade de 800 N.
Três forças atuam sobre o suporte. Determine a intensidade e a direção θ de F de modo que a força resultante esteja direcionada ao longo do eixo x’ positivo e tenha uma intensidade de 8 kN.